Aracaju oferta serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento da meningite | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Aracaju oferta serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento da meningite
Doença pode levar o paciente infectado a óbito em menos de 24 horas
Cotidiano | Por Agência Aracaju 14/06/2023 10h30 |


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da meningite, doença provocada por uma infecção grave, causada por vírus e bactérias e que atinge diretamente as meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Se não tratada rapidamente, pode levar o paciente infectado a óbito em menos de 24 horas ou deixar sequelas.

Este ano, de acordo com a Vigilância Epidemiológica da SMS, Aracaju possui quatro casos confirmados de meningite. A referência técnica dos agravos imunopreveníveis da Vigilância Epidemiológica, Ilziney Simões, relata que, recentemente, um caso por bactéria foi confirmado em uma criança.

“Tivemos um caso de meningite bacteriana, por haemophilus influenzae, confirmado em Aracaju. Nessa situação, tivemos que realizar a quimioprofilaxia de todos os contatos próximos da criança. Inclusive, fomos à escola onde ela estuda para realizar essa medida profilática. Assim, reduzimos a possibilidade de que quem tenha tido esse contato venha a desenvolver a meningite. É importante que as pessoas saibam que muitas das meningites podem ser prevenidas por vacinas ofertadas para crianças e adolescentes, como a BCG, pentavalente, meningo C e ACWY, a pneumo 10. Essas vacinas são de rotina e disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou.

A transmissão da meningite acontece por vias respiratórias, ou seja, por meio da fala, tosse, espirros e beijos. O organismo se defende com os anticorpos que cria através do contato com essas mesmas bactérias, adquirindo resistência à doença. Em função do não desenvolvimento de anticorpos para combater a doença, as crianças de 6 meses a 1 ano são mais vulneráveis. Os principais sintomas da meningite são febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Em Aracaju, as vacinas contra as meningites são disponibilizadas pela Prefeitura em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, exceto as UBSs Humberto Mourão, Geraldo Magela, Santa Terezinha, Fernando Sampaio, Roberto Paixão, Adel Nunes e Carlos Fernandes.

Dezesseis UBSs funcionam em horário estendido, de 7h às 19h. São elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho e Onésimo Pinto. As demais UBSs funcionam das 7h às 17h.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização, as vacinas contra as meningites são aplicadas a partir dos primeiros dias de vida, a exemplo da BCG; vacina pneumocócica 10-valente (conjugada); vacina meningocócica C (Conjugada); pentavalente; e meningocócica ACWY. Em caso de dúvida, é necessário ir até uma das Unidades Básicas de Saúde e atualizar a caderneta vacinal das crianças e adolescentes.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
2148028201
01/11/2025 16h00 Beber água, café e chá está ligado a maior longevidade, aponta estudo
EGBERTO RAS/Agencia Enquadrar/Agencia O Globo
01/11/2025 15h30 Quase 90% dos moradores de favelas do Rio apoiam operação contra o CV
Ascom Seasic
01/11/2025 13h30 Inscrições no Programa Estadual de Aquisição de Alimentos vão até 3 de novembro
Coderse
01/11/2025 13h00 Barragem do Jabiberi atinge capacidade máxima e garante irrigação
SSP/Ilustrativo
01/11/2025 12h03 Polícia apura casos de abuso sexual virtual contra crianças na Grande Aracaju
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado