Aracaju vacinou 20.951 crianças no último sábado
Cotidiano 18/06/2012 07h48 |Na abertura oficial da 33ª Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, dos dados parciais, a Prefeitura de Aracaju conseguiu vacinar 20.951 crianças de zero a cinco anos de idade, o que equivale uma cobertura de 47,63%.
"Aracaju tem 43.991 crianças e a nossa meta é vacinar 95% desse segmento. Já no primeiro dia da campanha conseguimos uma cobertura vacinal de quase 50%. Esperamos contar com as famílias para não apenas alcançarmos, mas, superarmos a nossa meta. Queremos vacinar todas as crianças dessa faixa etária”, informa a secretária municipal de Aracaju, Stella Maris Moreira.
A partir dessa segunda-feira, 18, até o dia 6 de julho de 2012, as doses estarão disponíveis em horário normal de funcionamento das 43 Unidades de Saúde da Família, distribuídas na capital.
Abertura
Na unidade escolhida para abrir oficialmente a campanha, USF Manoel de Souza Pereira, palhaços e o grupo itinerante Sons no SUS promoveram um ambiente de descontração. Eles cantarolaram cantigas regionais de ninar e de roda. A sala da recepção foi "tomada" por cirandas de rodas, que envolveram a garotada e os profissionais da Saúde.
Durante todo o dia, na mesma unidade, nutricionistas e estagiários sob a coordenação do Núcleo de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Aracaju) ficaram à disposição das famílias. Eles pesaram, mediram as crianças e deram orientação quanto ao desenvolvimento físico e à alimentação saudável.
Parcerias
Em Aracaju, a campanha foi aberta às 8h pela secretária Stella Maris Moreira e contou com o apoio da imprensa local. A secretária estava acompanhada de diretores, coordenadores de redes e de programas da SMS.
Das parcerias para abrir a campanha em Aracaju, a SMS/Aracaju contou com os palhaços do grupo Anjos de Enfermagem do Conselho Regional de Farmácia (Coren/SE) e dos estagiários de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe. Da própria SMS, foram mobilizados no sábado cerca de 700 trabalhadores para atuar em todas as 43 unidades de Saúde e nos dois postos fixos de vacinação, Ipes e no Shopping Jardins. Já o grupo itinerante Sons no SUS faz parte do Núcleo de Projetos Inovadores da SMS/Aracaju.
Na fala de abertura da campanha, a secretária destacou a importância da imunização contra a pólio. Ela também parabenizou a gerente Carine Garrido e as equipes de Saúde da USF Manuel de Souza Pereira pela organização da unidade e pela união consolidada entre a gerência, equipes e comunidade. "Esta unidade está linda e muito bem organizada. Não temos dúvida do excelente trabalho de assistência e de promoção em saúde que vocês têm realizado junto à população do Jabotiana, usuária do Sistema Único de Saúde", destaca.
Contraindicação
Segundo a referência técnica de Imunização da SMS, Débora Moura, não podem ser imunizadas contra a pólio, as crianças que estejam no dia da vacina com infecções agudas, com febre acima de 38º, diarréia severa ou vômito.
Também não podem tomar a vacina dessa campanha, as crianças imunodeprimidas congênita ou adquirida e crianças em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente ou submetidas a transplante de medula óssea. Nesses casos, as crianças devem receber a vacina tipo Salk, disponível no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).
Ainda da lista da contraindicação, não poderão ser imunizadas contra a pólio as crianças com hipersensibilidade a algum componente da vacina, estreptomicina ou eritomicina. Nessa situação, as famílias devem conversar com as equipes de Saúde das unidades.
Fonte: Secom da Prefeitura Municipal de Aracaju


Pacientes sem CPF ainda continuam sendo atendidos pelo sistema

As vagas são destinadas para cargos efetivos dos serviços auxiliares da instituição

O objetivo é desarticular organização criminosa especializada em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação principal nos estados de Sergipe e São Paulo.

Ação foi realizada após denúncia anônima na noite desta segunda-feira (15).

Condutor perdeu o controle do veículo e se chocou contra um poste e uma mureta