Beneficiados pelo Indulto de Natal, internos não retornaram à prisão | F5 News - Sergipe Atualizado

Beneficiados pelo Indulto de Natal, internos não retornaram à prisão
Sejuc e SSP farão operação para recapturar foragidos. Fuga não é crime
Cotidiano 10/01/2012 16h39 |


Por Fernanda Araujo

Após o Indulto de Natal, benefício dado a uma parcela de presidiários, respeitando critérios estabelecidos pelo Poder Judiciário, 33 “internos” do Presídio de Areia Branca (SE), que passaram as festas de final de ano com a família, até o início desta tarde, ainda não haviam retornado. Esta terça-feira (10) é o dia estabelecido para o retorno. Caso isso não aconteça, serão considerados foragidos.

A ideia de não cumprir o acordo é considerada uma falta grave, mas não um crime. “Estamos fazendo a contagem dos presos. É possível que façamos uma ação com a Secretaria de Segurança Pública para realmente procurá-los até serem encontrados”, adiantou Suzy Guimarães, assessora de imprensa da Sejuc.

De acordo com o vice-diretor da Sejuc, Marcelo Victor, a ação de busca é direcionada pelo juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC). “É aberto um procedimento administrativo que é enviado ao juiz. Vai caber ao juiz o que será realizado, caso o foragido seja recapturado ou tendo cometido algum delito”, explicou.

Marcelo informa ainda que a relação dos detentos que não retornaram deverá ser encaminhada à Polícia Civil e Militar. “Nós vamos encaminhar a relação dos foragidos ao superintendente Polícia Civil e ao Comando da Polícia Militar, para que eles tenham ciência do fato. O nosso sistema de informática já está dando-os como foragidos, ao ser revisado pela Polícia Militar ou Civil. Embora a expectativa seja que eles voltem”.

O vice-diretor da Sejuc salientou também as fugas de anos anteriores em comparação ao ano de 2011, por conta do Indulto de Natal. Ele revela que a fuga de 2011 para 2012 cresceu em relação aos anos passados, que foi de apenas 5%.

 

Indulto Natalino

O benefício está previsto na Lei de Execuções Penais brasileira, que antecipa a liberação do réu da prisão. Os beneficiários são os que estão em regime semi-aberto, que tenha cumprido 1/4 da pena para réu primário e 1/6 para reincidentes. Isso, não tendo cometido nenhuma falta grave nos últimos 12 meses.

 “A saída é durante o ano, mas o juiz pode aumentar. Geralmente o benefício é dado em épocas festivas, como Dia das Mães, dos pais, das crianças, Natal e Ano Novo. Os critérios subjetivos são de responsabilidade do juiz, os objetivos são dados pela Secretaria de Justiça. O diretor da unidade faz uma lista com todos os internos que se encaixam nesse padrão. Porém, se um dos detentos cometeu falta grave, seu nome não será incluído”, resumiu.

Mais Notícias de Cotidiano
Ascom
10/09/2025  21h00 Senador Laércio Oliveira busca investimentos para Sergipe na Gastech 2025
Parlamentar integra comitiva do governador Fábio Mitidieri em Milão e destaca potencial do estado como hub do gás no Brasil
Thiago Santos
10/09/2025  20h00 Governo abre chamamento público para ambulantes na Vila da Criança 2025
As inscrições terão início no dia 22; a Vila da Criança acontecerá de 3 a 26 de outubro, na Orla da Atalaia, em Aracaju
Reprodução/SSP
10/09/2025  17h32 Foragido do Rio de Janeiro por homicídio é preso em Sergipe
Operação uniu as polícias civis dos dois estados e culminou na prisão do suspeito
Redes Sociais/Reprodução
10/09/2025  17h16 Vídeo alerta para risco de afogamento na Praia dos Artistas, em Aracaju
Banco de areia e canal profundo preocupam frequentadores; Corpo de Bombeiros avaliará medidas de segurança
SSP/Ilustrativo
10/09/2025  17h04 Homem é preso após atacar síndico com faca em condomínio de Aracaju
Suspeito estava desorientado e foi contido por moradores antes da chegada da polícia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado