Carcaça de tubarão-tigre é encontrada em praia de Aracaju
Especialistas suspeitam de prática ilegal Cotidiano 02/08/2025 22h37 - Atualizado em 02/08/2025 22h47 |Uma carcaça de tubarão-tigre (espécie Galeocerdo cuvier) foi encontrada na manhã deste sábado (2) na Praia do Mosqueiro, no litoral sul de Aracaju, em Sergipe. O animal já estava em avançado estado de decomposição e apresentava marcas de interação com redes de pesca, além de sinais de uma prática ilegal conhecida como finning — o cruel corte das barbatanas do tubarão, geralmente utilizado para comercialização.
De acordo com especialistas, ainda não é possível afirmar se a mutilação ocorreu antes ou depois da morte do animal. No entanto, há indícios de que o tubarão encontrado seja o mesmo que apareceu em um vídeo gravado no dia anterior (1º), na Ilha dos Namorados. A hipótese é que a carcaça tenha sido levada pela maré até a Praia do Mosqueiro, ambas localizadas em Aracaju.
Uma equipe técnica foi deslocada até o local para registrar a ocorrência e coletar informações. Segundo os profissionais, o tubarão-tigre é uma espécie comum na costa nordestina do Brasil e desempenha um papel fundamental nos ecossistemas marinhos. Por isso, a conservação desses animais e o combate à pesca predatória são essenciais para a manutenção da biodiversidade marinha na região.
O atendimento ao caso faz parte das ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL), que integra o processo de licenciamento ambiental federal exigido pelo Ibama para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural. O projeto abrange desde o município de Conde, na Bahia, até Piaçabuçu, em Alagoas, sendo dividido em três áreas de atuação.
A população pode colaborar com o monitoramento e conservação da fauna marinha. Casos de encalhe ou avistamento de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivas ou mortas, devem ser informados por meio dos telefones 0800 079 3434 (em horário comercial) ou (79) 99130-0016.
Com informações da Fundação Mamíferos Aquáticos





