Cenam registra três rebeliões em menos de 24h
Problemas em unidades preocupam agentes educadores Cotidiano 27/12/2011 06h35 |Por Márcio Rocha
O dia 26 de dezembro é para ser esquecido pelos agentes socieducadores do Centro de Atenção ao Menor (CENAM), em suas unidades de Aracaju. Na manhã de ontem, houve um princípio de rebelião na unidade socioeducativa da avenida Tancredo Neves, onde os meninos custodiados começaram a quebrar os materiais da unidade e tropa de choque da Polícia Militar foi chamada para conter os rebelados, Um policial ficou ferido, após receber uma pedrada. Segundo informações de um agente socioeducador, foram usadas bombas de efeito moral para apaziguar os ânimos dos menores.
À tarde, menores de várias alas se rebelaram e quebraram portões e tentaram empreender fuga. Sem êxito, atearam fogo em colchões da unidade e, novamente, foram contidos pela tropa de choque da PM. O agente, que não quis se identificar, disse que o CENAM é um barril de pólvora com menores de alta e baixa periculosidade misturados.
“Temo pela minha vida. Trabalhar aqui é muito perigoso, por mais que estejamos equipados para nos proteger. O número de agentes é muito baixo, em relação aos menores que aqui estão. Enquanto o número de menores infratores aumenta, não se contrata mais educadores. Isso é perigoso, pois uma grande rebelião pode estourar a qualquer momento”, disse o agente ao F5 News.
Durante a noite de ontem, menores da unidade socioeducativa feminina resolveram se rebelar. Ao serem levadas para suas celas, as adolescentes se revoltaram e passaram a agredir os agentes com pedradas, golpes com vassouras, socos e pontapés. Os próprios agentes controlaram a rebelião das meninas. A reportagem do F5 News tentou contato com a assessoria de comunicação do CENAM, mas não obteve êxito.


Aprovados receberão bolsa mensal de R$ 1.550 para atuar no programa UAB

Danielle foi encontrada sem vida, após ser levada ao presídio femínino

Reconhecimento destaca atuação do Unit Carreiras na formação prática e inovadora dos estudantes

Ação policial em Tobias Barreto resulta na apreensão de maconha e cocaína em residência usada para o tráfico

Serviços de saúde mental oferecem atendimento remoto, presencial e sigiloso