Centro de Atenção à Mulher apresenta melhoras, diz Vigilância Sanitária
Cotidiano 14/09/2012 15h26 |Por Fernanda Araujo
Após um abaixo-assinado de funcionários do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), por conta de irregularidades de ordem sanitária, a Vigilância Sanitária informou ao Ministério Público Estadual nesta sexta-feira (14) que houve melhoras significativas.
De acordo com a gerente Isabel Cristina, do serviço de saúde da Coordenadoria da Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa), depois da segunda inspeção no local, houve melhora com relação à estrutura física da Central de Material Esterilizado (CME) e aos atrasos na entrega de exames de mamografia e ultrassonografia. Porém, problemas pontuais ainda foram detectados, como a falta de roupas privativas para os funcionários na CME e o não funcionamento do novo mamógrafo doado recentemente ao Caism.
Segundo a promotora Euza Missano, esses problemas não comprometem o funcionamento do serviço. Sobre o mamógrafo, o físico médico Daniel Menezes Dias, da Secretaria do Estado da Saúde, aponta que o novo equipamento contará com um sistema de digitalização de imagens moderno. Mas, o Centro ainda aguarda uma visita técnica, já solicitada, para calibrarem o equipamento e iniciarem o funcionamento.
“O sistema equivale a uma mudança de tecnologia de revelação manual química para tecnologia digital, onde as imagens podem ser impressas ou arquivadas em computador, pen drive, em PDF, ou em qualquer tipo de arquivo. As imagens poderão ser enviadas aos médicos à distância ou no próprio setor de mamografia. Essa tecnologia vai trazer muita evolução para o serviço, além de facilitar a identificação de exames, aumentar a quantidade de exames diários e agilizar o processo”.
O Caism tem 30 dias para resolver as inadequações ainda detectadas, além da manutenção preventiva dos equipamentos. O processo foi arquivado, mas seguirá com relatório para o Conselho Superior do Ministério Público, cabendo ainda recurso no prazo de dez dias.


Cidade é a única do interior sergipano na nova categorização do Ministério do Turismo

Cadastro presencial acontece nesta na segunda e terça, das 8h às 13h, na sede da Funcap, em Aracaju

O foco da operação é nas cidades de Nossa Senhora da Glória e Feira Nova

Foragido há mais de 10 anos por homicídio em Alagoas é capturado em Porto da Folha (SE)

O homem e todo o material apreendido foram encaminhados à Central de Flagrante