Coleta de roupas usadas evitou emissão de 1,6 mil toneladas de CO₂ em Aracaju em 2024 | F5 News - Sergipe Atualizado

Meio Ambiente
Coleta de roupas usadas evitou emissão de 1,6 mil toneladas de CO₂ em Aracaju em 2024
Em parceria com a iniciativa Repense Reuse, parceiros ajudam a transformar o futuro no estado incluindo a preocupação com o meio ambiente no centro de suas ações
Cotidiano 18/02/2025 14h41 |


Com apenas cinco meses de execução, empresas e instituições públicas evitaram a emissão de 164 mil quilos de CO₂ em Aracaju em 2024. O resultado foi alcançado através da iniciativa Repense Reuse, da organização Humana Brasil, a partir da coleta de roupas, calçados e acessórios, arrecadados em mais de 60 pontos espalhados em Aracaju e Barra dos Coqueiros, numa colaboração que ajuda a construir um futuro mais sustentável. 

Instalados em locais como shoppings, condomínios, universidades e praças públicas, os coletores reúnem itens doados pela população que são, posteriormente, encaminhados para reutilização ou reciclagem. O movimento gera impactos positivos para o meio ambiente porque contribui para reduzir resíduos têxteis e promove economia circular, prolongando o ciclo de vida das peças. 

Todo o ciclo de colaboração trouxe ainda benefícios como a economia de 162 milhões de litros de água (o equivalente 65 piscinas olímpicas), 8,1 mil quilos de pesticidas e 16.200 quilos de fertilizantes. 

"A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo, segundo o Global Fashion Agenda, além de consumir muitos recursos hídricos e energéticos. O Repense Reuse é uma frente essencial para mitigar esses danos, promovendo um comportamento de consumo mais sustentável e consciente," afirma Claudia Andrade, responsável pela implementação do projeto no Brasil. 

A conscientização sobre o impacto da indústria têxtil está crescendo, e a adoção da moda second hand – ou moda de segunda mão – é uma alternativa cada vez mais relevante. 

Coordenadora de sustentabilidade dos shoppings Jardins e RioMar Aracaju, Vivianne Andrade declarou: "É com muita satisfação que disponibilizamos coletores do projeto Repense Reuse para a população sergipana descartar adequadamente seus resíduos têxteis. Agradecemos a quem tem depositado roupas e calçados que não lhe servem mais nos coletores dos shoppings. Entendemos que essa mobilização deve fazer parte da nossa rotina e esse resultado mostra que a sociedade sergipana está caminhando na direção do desenvolvimento sustentável", disse. 

Sobre a Humana Brasil 

A Humana Brasil é uma organização sem fins lucrativos que atua em projetos de impacto social e ambiental. Sua missão é transformar comunidades e promover a sustentabilidade por meio de ações inovadoras, como o Repense Reuse, que conecta pessoas, empresas e instituições em prol de um futuro mais responsável.

Fonte: assessoria de imprensa

Mais Notícias de Cotidiano
SSP/SE
17/09/2025  10h31 Polícia cumpre mandados por homicídio e tráfico de drogas em Poço Redondo
SSP/SE
17/09/2025  08h05 Suspeitos de matar ex-jogador em Umbaúba são presos na Paraíba
Crea-SE
17/09/2025  07h56 Crea-SE leva serviços a profissionais do Sertão na ExpoGloria
Ascom/ Hospital Cirurgia
17/09/2025  07h56 Hospital de Cirurgia realiza reconstrução de mama inédita em Sergipe
SMTT
17/09/2025  07h56 SMTT de Aracaju realiza I Congresso Municipal de Educação para o Trânsito

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado