Coleta seletiva deve ser procurada pelos cidadãos
Cotidiano 20/04/2012 09h41 |Por Mirella Mattos
Há quem acredite que o município de Aracaju não disponibiliza o serviço de coleta seletiva de lixo, entretanto, esse serviço existe desde 2005, é o que informa a assessora de comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mayusane Matsunae.
O projeto que teve início no bairro Inácio Barbosa atualmente conta com 16 roteiros. Dentre as áreas abrangidas estão os bairros: Médici, Getúlio Vargas, Cirurgia, Beira Mar I e II, 13 de Julho, São José, Aeroporto e Sol Nascente.
Para inserir uma nova localidade no programa, Mayusane explica que a iniciativa deve partir do interesse dos cidadãos. “Primeiramente deve-se fazer uma pesquisa no bairro para saber se há interesse em participar. Havendo, os moradores podem ligar para a Assessoria Técnica da Emsurb, através do número 3179-7001, e pedir orientação e se adequado, elaboraremos um programa de educação ambiental para a inserção do bairro”, esclarece.
Materiais que podem ser reciclados
Dentre os materiais que podem ser reciclados estão: jornais, cadernos, livros, revistas, embalagens, papelão, caixas tetrapak, plásticos em geral, como sacos, sacolas, tampas e garrafas pet, latas em geral e garrafas de vidro.
A coleta seletiva aumenta a vida útil dos aterros sanitários e gera emprego e renda para os participantes de cooperativas além de reduzir a poluição do ar, água e solo.


Capital sergipana deve ter céu nublado e chuva isolada

Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil

Quatro unidades habilitadas devem atender até 7 mil animais com consultas e castrações

Incluir na rotina atividade física e alimentação balanceada, manter conexões sociais e monitorar risco cardiovascular são práticas capazes de reduzir o risco de demência

Inscrições já estão abertas; confira editais