Coligação entra com representação contra a candidata Josefa Paixão
Material eleitoral estaria utilizando da imagem do prefeito Sukita Cotidiano 20/08/2012 15h45 |Por Sílvio Oliveira
A coligação “Administração com seriedade e transparência”, encabeçada pelo candidato a prefeito do município de Capela (SE) Ezequiel Ferreira Leite Neto (PR), entrou na Justiça Eleitoral com o pedido de impugnação da candidatura da desembargadora aposentada Josefa Paixão (PSB) e do vice, Carlos Milton, representantes da coligação liderada pelo atual prefeito Manoel Messias Sukita Santos (PSB).
O advogado da coligação, Fabiano Feitosa, informou que foi distribuído no município um material de campanha contendo a foto do atual prefeito, o número 40 e o trocadilho “Meu prefeito Sukita tem Paixão”, sem conter fotos da candidata. “A coligação não aceita a imagem de Sukita nos materiais publicitários da campanha, como cartazes, placas, plotagens e adesivos”, disse.
Segundo ele, o material eleitoral incute no pensamento da população que o candidato é ele. “Este tipo de material vincula o prefeito, quando a legislação diz que tem que ser claro, objetivo, e não tendencioso”, afirmou.
O advogado também avalia que há utilização da máquina pública quando os carros locados pela prefeitura são utilizados na campanha eleitoral.
Quanto à divulgação pela imprensa, de que a coligação “Administração com seriedade e transparência” teria solicitado na Justiça a não participação do prefeito Sukita na campanha, o advogado explicou que não foi bem assim. “Ele pode participar, mas que seja como manda a Justiça. Entramos com a representação eleitoral devido à utilização da máquina pública”, disse.
A assessoria jurídica da coligação de Josefa Paixão informou que irá apresentar sua defesa à ação impetrada pela coligação de esquerda. Na avaliação dos advogados, a participação dos chamados ‘cabos eleitorais’ é algo não só previsto na legislação eleitoral, como bastante utilizado em todos os pleitos, a exemplo do presidente Lula na campanha da sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff.


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia