Comitê Local PopRuaJud realiza novo Mutirão da cidadania
Evento promovido pelo TRT da 20ª Região e instituições parceiras oferecerá serviços judiciais, de cidadania, saúde e assistência social Cotidiano | Por F5 News 20/10/2025 12h15 |Na próxima sexta-feira (24), o Comitê Local PopRuaJud de Sergipe durante o Mutirão PopRuaJud oferecerá serviços gratuitos nas áreas judicial, cidadania, saúde e assistência social. São esperadas cerca de 400 pessoas em situação de rua recebam atenção especial.
O evento ocorrerá no estacionamento do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe, localizadao na Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, S/N, no bairro Capucho, das 8h às 16h. A ação conta com a parceria de diversas instituições parceiras..
Durante o mutirão, serão ofertados serviços como emissão de documentos, acesso ao CadÚnico, atendimentos sociais e de saúde, espaço para banho, além da distribuição de roupas e kits de higiene pessoal.
Solidariedade
A mobilização em torno do evento resultou na arrecadação de cerca 400 kits de higiene pessoal, contendo sabonetes, cremes dentais, escovas de dente, shampoos, condicionadores, desodorantes, absorventes, barbeadores e toalhas. Também serão doadas centenas de peças de roupa às pessoas atendidas.
Voluntariado
Outro destaque é a mobilização de voluntários para o atendimento durante o evento. Cerca de 100 pessoas da sociedade civil se cadastraram para atuar no acolhimento e acompanhamento das pessoas em situação de rua, contribuindo para um atendimento mais humanizado e acolhedor.
Comitê PopRuaJud de Sergipe
O Comitê PopRuaJud de Sergipe segue as diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, instituída pela Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O objetivo é promover políticas públicas judiciais de atenção às pessoas em situação de rua, no âmbito do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE), Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região – Seção Sergipe (TRF5-SE).
O Comitê conta ainda com representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), Procuradoria Federal da União (PFU), Advocacia-Geral da União (AGU), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE).
Também integram o Comitê instituições representativas da população em situação de rua, órgãos gestores das políticas de Assistência Social e Habitação, além de centros locais de assistência social (CRAS, CREAS) e organizações da sociedade civil.





