Consumo de carne vermelha pode agravar doença inflamatória intestinal
Estudo em animais mostra que diferentes tipos de carne vermelha alteram a microbiota intestinal e aumentam a inflamação no cólon Cotidiano | Por Metrópoles 24/08/2025 11h00 |Pesquisas vêm apontando uma associação entre o consumo frequente de carne vermelha e o desenvolvimento da doença inflamatória intestinal, que inclui condições como a colite ulcerativa e a doença de Crohn.
Um novo estudo publicado nessa terça-feira (19) na revista Molecular Nutrition and Food Research reforça essa ligação ao mostrar que dietas à base de carne vermelha agravam a inflamação intestinal em testes realizados com animais.
O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Capital Medical University, na China, e avaliou o efeito de diferentes tipos de carne vermelha — porco, bovina e carneiro — na saúde intestinal de camundongos.
Após duas semanas seguindo a dieta à base de carne vermelha, os ratinhos foram submetidos a um teste para desenvolver colite (inflamação do cólon). Os cientistas observaram que aqueles alimentados com esse tipo de carne apresentaram inflamação mais intensa do que os que receberam a dieta comum.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





