Contas de luz terão cobrança extra com bandeira vermelha em agosto
Cobrança será de R$ 7,87 a cada 100 kWh; ANEEL pede uso consciente da energia Cotidiano 30/07/2025 10h23 |A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que, em agosto, entra em vigor a bandeira vermelha patamar 2, o nível mais caro do sistema de bandeiras tarifárias. Com isso, será cobrado um adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
A decisão foi motivada pelo cenário de afluências abaixo da média em todo o país, o que reduz a capacidade de geração das hidrelétricas. Para garantir o fornecimento de energia, será necessário acionar usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.
Sobre as bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa ao consumidor sobre os custos reais da geração de energia. Com isso, é possível adaptar o consumo conforme o cenário do setor elétrico. Antes, o custo só era percebido nos reajustes anuais das tarifas.
A ANEEL reforça a importância do uso consciente da energia durante o período da bandeira vermelha. Além de aliviar o valor da conta, a economia ajuda na preservação dos recursos naturais e na sustentabilidade do sistema elétrico.
Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica





