Corredores de ônibus em Aracaju: funcionamento no 1º dia divide opiniões
Avaliações divergem entre pedestres, condutores e usuários do transporte coletivo Cotidiano | Por F5 News 11/08/2023 18h45 |Nesta sexta-feira (11), os corredores exclusivos para ônibus começaram a funcionar em Aracaju, conforme antecipou a Prefeitura da capital sergipana em coletiva de imprensa no dia 3 passado.
Essas vias instaladas em grandes avenidas integram o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, que teve um investimento inicial previsto de mais de R$ 140 milhões, destinado à reconfiguração das avenidas Hermes Fontes, Beira Mar, Rio de Janeiro e Centro/Jardins.
Com as faixas em pleno funcionamento, de acordo com o Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, veículos que transitarem por elas cometem infração gravíssima, podendo resultar em multa de R$ 293, além de pontuação na carteira e também remoção ou apreensão do veículo.
O funcionamento dos corredores exclusivos está dividindo as opiniões dos pedestres, condutores e usuários.
Um internauta do F5 News contou que, de carro, o percurso do Suissa ao Jardins - bairros próximos - quase dobrou em comparação aos dias anteriores. “Percebi muita retenção na Hermes Fontes, especialmente no trecho do [posto de saúde] Sinhazinha/Caixa no primeiro dia de faixa exclusiva. Um trajeto que costumava fazer em 10 minutos hoje fiz em 15 minutos”, contou ao portal.
Em contrapartida, para a jornalista Danyella Santana, usuária do transporte coletivo, a experiência, ao menos no primeiro dia, foi positiva: “Mesmo com a retirada de alguns pontos da avenida Hermes Fontes, a mudança e melhoria para quem depende dos transportes coletivo foi notória. A fluidez dos corredores de ônibus está sendo ótima, pelo menos neste primeiro dia de funcionamento”, disse ao F5 News.
O motorista de aplicativo Roberto Márcio contou ao F5 News que aprova a medida, pensando nos passageiros dos ônibus cujo trajeto fica mais rápido. Contudo, ele avalia que, para os carros, especialmente no trecho da Hermes Fontes, afunilou o trânsito e houve congestionamento.
Nas redes sociais, as opiniões também ficaram divididas. Em uma publicação da Prefeitura de Aracaju e SMTT, os internautas deixaram suas impressões sobre o primeiro dia das alterações nas avenidas do município.
Veja alguns comentários:
Veja a publicação original:





