Crea-SE divulga nota técnica sobre intervenções na reforma do Parque da Sementeira
Caso teve repercussão após retirada de árvores e modificação da área verde do parque Cotidiano | Por F5 News 18/07/2024 17h14 |O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) divulgou uma nota técnica sobre a supressão de árvores e a impermeabilização de áreas no Parque Governador Augusto Franco, popularmente conhecido como Parque da Sementeira, em Aracaju.
O documento foi motivado por questionamentos da população sobre a retirada de árvores e a modificação da área verde do parque.
Em resposta à situação, técnicos do Crea-SE foram enviados ao parque para avaliar a execução das obras. Após a análise das documentações solicitadas, o Conselho verificou que as obras tinham aprovação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju (Sema) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).
A nota técnica destacou que dois cajueiros, devido à idade avançada e condições estruturais, sofreram tombamento natural, resultando na remoção de partes dessas árvores enquanto o restante foi preservado. Quanto aos 182 coqueiros, o Crea-SE justificou sua remoção devido a comprometimentos estruturais que representavam riscos aos frequentadores do parque.
Para mitigar os impactos ambientais das intervenções, o projeto prevê o plantio de 1850 novas mudas de árvores no local. Além disso, a análise técnica concluiu que a impermeabilização das áreas esportivas, como pistas de caminhada/corrida, acessos, quadras e equipamentos, está em conformidade com as normas estabelecidas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).
O F5 News procurou a Sema para obter seu posicionamento oficial sobre as medidas adotadas no Parque da Sementeira e aguarda um retorno quanto às estratégias para preservação ambiental e garantia do bem-estar dos visitantes.





