Creches de Aracaju entram em recesso a partir desta segunda (31)
A pausa de 15 dias serve para atender as necessidades específicas de cada local Cotidiano | Por Agência Aracaju 30/07/2023 15h00 |Para avaliar e aperfeiçoar questões estruturais e organizacionais, as unidades de Educação Infantil de Aracaju, que ofertam o serviço de creche, entrarão em recesso a partir do dia 31 de julho e retornam em 14 de agosto. Mantidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o momento de pausa, que é de apenas 15 dias, serve para atender as necessidades específicas de cada local, que perpassa tanto pela manutenção e limpeza dos espaços, quanto na formação dos profissionais envolvidos.
Com o atendimento direcionado a crianças de até 3 anos e 11 meses, não seria possível realizar todo o trabalho de aprimoramento das unidades e dos servidores com os alunos em sala de aula. Portanto, mesmo sendo um serviço essencial, que dá suporte aos pais, o período de manutenção é necessário para que a estrutura das escolas e seus profissionais estejam aptos a receber os alunos após o recesso.
A coordenadora de Educação Infantil da Semed, Núbia Lira, destaca três aspectos importantes que são colocados em prática nesse período. “O recesso de 15 dias é importantíssimo para que se reorganize e reestruture, inclusive, as ações que ocorrem em reuniões dos diretores escolares com os cuidadores de creche para se pensar práticas, relações interpessoais e condutas profissionais. Para que, assim, a gente possa alinhar cada vez mais o atendimento em creche pelos profissionais, que devem entregar um serviço qualificado”, informa Núbia.
O outro aspecto de relevância, ressalta a coordenadora, é a reorganização, a limpeza mais intensiva dos equipamentos, dos mobiliários, dos brinquedos. "É uma ação bem mais organizada do que quando a gente está com as crianças. A manutenção corrige coisas em cada sala e nos banheiros, criando condições favoráveis para o reinício de cada novo semestre. O terceiro aspecto é a formação continuada que a Semed, junto ao Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação, o Ceafe, vem desenvolvendo em cada recesso de formações específicas para os cuidadores, tratando de temas fundamentais para que a gente ofereça um atendimento de qualidade”, complementa.





