Estudo mostra como sambaquis revelam transformação de povos amazônicos
Os sambaquis amazônicossão monumentos construídos à beira d’água Cotidiano | Por Metrópoles 18/10/2025 15h00 |Vários monumentos de conchas e terra têm sido descobertos na Amazônia nos últimos anos. Chamados de sambaquis, os sítios arqueológicos foram construídos à beira d’água por populações indígenas coletoras e pescadoras. Um estudo arqueológico mais recente desses locais revelou transformações na biodiversidade e práticas alimentares dos povos nativos.
A pesquisa foi liderada por pesquisadores brasileiros e franceses do Museu Nacional de História Natural da França (MNHN), em Paris. O trabalho foi apresentado durante o Fórum Brasil-França Florestas, Biodiversidade e Sociedades Humanas, ocorrido entre os dias 1º e 2 de outubro, em São Paulo.
“Sambaquis são locais de memória que foram visitados, reconstruídos e reocupados ao longo de milhares de anos, desde cerca de 3 mil anos atrás. Essa longa duração de ocupação nos permite estudar as transformações ao longo do tempo na biodiversidade e nas práticas alimentares dos povos originários que viviam no entorno deles”, explica a pesquisadora e coordenadora do projeto Gabriela Prestes Carneiro, em comunicado.
Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do F5 News.





