De skincare a perfumes caros: veja os riscos de “mimar demais” seu pet
Expert no assunto revela quais os erros mais comuns na humanização dos animais, principalmente no mercado de luxo Cotidiano | Por Metrópoles 03/09/2025 20h30 |É normal querer mimar seu animal, afinal, você o ama e não mede esforços para vê-lo bem. Apesar disso, existem excessos que podem comprometer até a saúde do seu cachorro. Banhos aromáticos, sessões de cromoterapia, perfumes importados e até alisamento de pelos são algumas das opções que o mercado de luxo para os animaizinhos propõe.
Se você acha que são situações raras, está enganado: segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o faturamento do mercado pet brasileiro em 2024 foi de R$ 75,4 bilhões. Fabiana Volkweis, professora de medicina veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), apontou que é importante estar atento para não ultrapassar a linha entre bem-estar e exageros que podem prejudicar a saúde dos animais.
“Temos visto uma procura crescente por procedimentos que não trazem ganhos para os pets, como chapinha nos pelos, penteados ou tratamentos estéticos sem função clínica. Isso atende mais aos desejos dos tutores do que às reais necessidades dos animais”, comenta.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.





