Destino da greve dos Correios será decidido na quarta
Mesmo em greve, empresa lança a campanha natalina Cotidiano 10/10/2011 11h44 |Por Fernanda Araujo
A greve dos Correios, que já dura 23 dias, pode estar perto do fim. Isto porque acontecerá na próxima quarta-feira (12) a sessão extraordinária no Tribunal Superior do Trabalho (TST) às 16h em Brasília junto a Comissão Nacional da empresa e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). A greve deverá ser julgada caso não haja até a reunião um acordo entre as partes.
Para o assessor dos Correios, Ginaldo de Jesus, a expectativa é que o Tribunal decida pelo fim da greve. “O TST tentou conciliação, praticamente apelou um acordo para evitar ir a juízo. Todo o esforço que a empresa e o TST fizeram não surtiu efeito. Os trabalhadores não aceitaram o desconto dos dias parados. Se de repente não surgir um fato novo ou uma liminar que venha alterar a reunião, a tendência é que na quinta os funcionários voltem a trabalhar”, disse.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Sintect), Sérgio Lima, espera que o Tribunal obrigue a empresa a atender as reivindicações dos trabalhadores. “ A gente vai trabalhar de graça? A gente não sabe qual será o desfecho, mas o Tribunal deverá decidir”, comentou.
A reunião vai acontecer devido à rejeição da proposta do ministro João Oreste Dalazen do TST, por parte da Fentect. A proposta era de um reajuste de 6,87% retroativo a agosto, abono imediato de R$ 800 e aumento linear de R$ 60 a partir de janeiro de 2012, além da devolução dos dias já descontados, a serem pagos em 12 parcelas a partir de janeiro de 2012, e compensação dos demais dias. A greve foi considerada legal após a liminar expedida pela vice-presidente do TST, ministra Cristina Peduzzi.
Campanha
Mesmo em greve, a empresa pretende iniciar a campanha ‘Papai Noel dos Correios 2011’ a partir desta terça-feira (11). A ação desenvolvida há 22 anos pelos Correios e em todas as 28 diretorias regionais da empresa tem o objetivo de doar brinquedos, roupas, calçados, material escolar, manter a magia do Natal nas crianças e comemorar o Dia das Crianças. O evento acontecerá às 15h30, na Agência Central, rua Laranjeiras. A partir deste dia, as crianças já poderão escrever suas cartas ao Papai Noel e pedir seu presente de Natal.
Os Correios têm como parceiros nessa campanha instituições como o Banese, a Fanese, o Shopping Riomar, Senac, Codevasf, Jeep Clube, Incra, a Biblioteca Pública Epifânio Dória, a Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social coordenada pela primeira dama Eliane Aquino, que está há 3 anos como parceira, o Tribunal de Contas e a Unimed, entre outras.
A campanha beneficiou no ano passado cerca de nove mil crianças em Sergipe. Para o assessor Ginaldo, a expectativa é que nesse ano supere o número de crianças beneficiadas. “O resultado depende da adesão da sociedade, porque quem adota a campanha é a sociedade”, indicou.
Ginaldo informou ainda que os funcionários da empresa vão participar. Quem quiser ser voluntário, procure a assessoria de qualquer agência dos Correios. O Comitê criado com essa finalidade irá orientar os colaboradores. Os voluntários poderão trabalhar lendo as correspondências, digitando os pedidos, atendendo as crianças entre outras atividades, até o Natal.
Foto: Ascom/Correios (Campanha)


Crime ocorreu em julho deste ano; Investigado era desafeto da vítima do crime


Aprovação marca nova etapa do projeto de aceleração digital do Governo do Estado

Gestor da maior entidade do futebol brasileiro estará em Sergipe para a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol

Prazo vale para manutenção da prisão domiciliar do ex-presidente