"Dia da Vovó" é comemorado em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

"Dia da Vovó" é comemorado em Aracaju
"Dia da Vovó" é comemorado em Aracaju
Cotidiano 28/07/2011 16h43 |


Nessa quinta-feira (28), alunos do Programa Academia da Cidade e integrantes do Grupo de Convivência da Unidade de Saúde da Família (USF) Max de Carvalho participaram de uma atividade diferente em comemoração ao Dia da Vovó, celebrado em todo o Brasil no dia 26 de julho. Para marcar a data foi organizado um café da manhã saudável com frutas, sucos e iogurte.

 

A comemoração foi realizada no Centro Pastoral, localizado na rua Nestor Sampaio, bairro Luzia. Lá, a professora da Academia da Cidade Renata Silva, que é especialista em práticas corporais, aproveitou o momento para destacar alguns cuidados em saúde para pessoas da 3ª idade.

 

"As vovós continuam sendo importantíssimas para a família e para a sociedade, por isso, cuidar bem delas é fundamental. Logo, não podemos esquecer da importância do carinho, do convívio social, dos exercícios físicos freqüentes e da alimentação rica de frutas, sucos e alimentos saudáveis", explicou a professora.

 

Qualidade de vida

 

A enfermeira aposentada Marci Gonçalves frequenta há 5 anos o Grupo de Convivência ‘Vivendo e Aprendendo' da USF Max de Carvalho e há 1 ano faz atividades físicas na Academia da Cidade. Para ela, o café da manhã estava delicioso. "Adorei a surpresa. A academia está sempre proporcionando, além de saúde, momento agradáveis como este", diz dona Marci.

 

Jaime Santos, 81 anos, conta que adotar uma rotina de exercícios mudou sua qualidade de vida. "Eu ficava em casa, saía pouco e, quando andava, sentia dores nas pernas. Com as aulas de ginástica e as caminhadas acompanhadas pelos professores, essas dores sumiram. Hoje comemoro também os vários amigos que fiz na Academia", afirma Jaime Santos.

 

Promoção em saúde

 

Tanto os Grupos de Convivência, quanto o programa Academia da Cidade, se constituem em ações de destaque da Secretaria Municipal da Saúde. Graças ao acompanhamento de profissionais capacitados, diversos quadros clínicos de pacientes na 3ª idade têm melhorado significativamente.

 

O secretario municipal da Saúde, Silvio Santos, explica que o objetivo desses programas é trabalhar a prevenção de doenças. "A saúde deve ser trabalhada de forma integral, possibilitando uma maior qualidade de vida para a população. Cuidados como o exercício físico, a socialização e as atividades lúdicas, possibilitam um melhor estado emocional para que todos busquem cuidar melhor da saúde", destaca Silvio Santos.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
23/08/2025  16h30 Batida da música influencia os tipos de memórias lembradas, diz estudo
Pesquisadores mostram que nível de energia e traços acústicos de músicas afetam se lembranças evocadas serão alegres ou melancólicas
Obi-Rakhmat/ PLOS One
23/08/2025  15h00 Pontas de flechas de 80 mil anos sugerem fabricação por neandertais
O uso de flechas há 80 mil anos por grupos de humanos ajuda pesquisadores a montarem a linha evolutiva dos seres humanos
Freepik
23/08/2025  14h00 Reduzir consumo de álcool em 20% evitaria milhares de mortes no Brasil
Estudo da Fiocruz aponta que o álcool foi responsável por 104 mil mortes em 2019. Queda proporcional evitaria até duas mortes por hora
Asscom
23/08/2025  13h30 MODE: quando a busca por músculos se transforma em transtorno alimentar
Especialista alerta para riscos do excesso na busca por músculos entre jovens
BPRv
23/08/2025  12h01 Homem morre atropelado pelo próprio caminhão em Canindé de São Francisco

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado