Pontas de flechas de 80 mil anos sugerem fabricação por neandertais
O uso de flechas há 80 mil anos por grupos de humanos ajuda pesquisadores a montarem a linha evolutiva dos seres humanos Cotidiano | Metrópoles 23/08/2025 15h00 |Pesquisadores encontraram no sítio arqueológico de Obi-Rakhmat, no Uzbequistão, ferramentas de pedra de aproximadamente 80 mil anos. Os objetos parecem ser pontas de flechas e trazem evidências de que armas desse tipo eram fabricadas muito antes do que se imaginava, quando os neandertais eram os humanos dominantes na região.
O estudo foi liderado por cientistas da Universidade de Bordeaux, na França, e do do Instituto de Arqueologia e Etnografia de Novosibirsk, na Rússia. Os achados foram publicado na revista científica PLOS One neste mês.
Anteriormente, as flechas eram associadas ao período Paleolítico Superior. No entanto, as novas descobertas demonstram que as peças já eram utilizadas no período Paleolítico Médio, há quase 80 mil anos. Isso demonstra que grupos humanos já desenvolviam sistemas de caça mais complexos antes do que se sabia. O fato também ajuda a elucidar o estudo da evolução do gênero Homo.
200 fragmentos de pedra em forma de ponta
O sítio arqueológico de Obi-Rakhmat está localizado no vale de Paltau, no nordeste do Uzbequistão. A região montanhosa possui várias camadas de sedimentos com materiais arqueológicos datados entre 40 a 90 mil anos.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





