Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

1º de Maio
Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo
Chaveiro, sapateiro e feirante ainda ocupam espaço no mercado de trabalho atual
Cotidiano | Por F5 News 01/05/2024 10h00 |


Celebrado mundialmente, o 1º de maio é reconhecido como Dia do Trabalhador, data que remete à luta histórica dos profissionais em busca de melhores condições de trabalho. 

A origem da comemoração vem de um movimento grevista empreendido por trabalhadores estadunidenses em 1º de maio de 1886. Desde lá muitas conquistas foram concretizadas, a exemplo da carga horária de trabalho. 

No Brasil, a data passou a ser celebrada em 1910 por movimentos de trabalhadores que ganharam força no país. O fortalecimento da causa trabalhista no país contribuiu para que o dia 1º de maio se transformasse em feriado nacional, durante o governo do então presidente Artur Bernardes.

Apesar desses movimentos em busca de melhoria dos vínculos empregatícios serem relativamente recentes, a prática trabalhista existe desde o início da formação da sociedade, seja relacionada à agricultura, à agropecuária e, posteriormente, ao comércio. São a partir da necessidade da manutenção da vida humana que as profissões surgem. Algumas das mais antigas no mundo perduram até a atualidade, pois ainda precisam dos seres humanos para serem executadas, em contraponto à crescente mecanização da força de trabalho. Confira alguns exemplos: 

Sapateiro: 

Uma das profissões mais antigas do mundo, já que a necessidade de produzir sapatos surgiu quando o ser humano percebeu que precisava proteger os pés. Os sapateiros, no passado, criavam vários modelos de calçados, mas, ao longo dos anos, o ofício se limitou praticamente aos consertos. 

Atualmente, o Dia do Sapateiro é comemorado em 25 de outubro pela CNTV/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Têxtil, Couro, Calçados e Vestiário da Central Única dos Trabalhadores.

E mesmo com o surgimento de grandes empresas no segmento da moda, ainda é possível encontrar a presença desses profissionais nas capitais, que realizam a confecção ou manutenção dos sapatos. 

Chaveiros 

Existe uma crença que a profissão começou no  Egito Antigo e na Babilônia por volta de quatro mil anos atrás, já que eram necessários recipientes e cômodos para guardar e proteger objetos de valor.

Foram desenvolvidos cadeados que, por sua vez, possuíam chaves específicas para serem abertos. Eles funcionam basicamente como os cadeados que existem na sociedade contemporânea, mas de uma forma menos sofisticada. 

Atualmente já existem outros métodos utilizados para proteger objetos de valor que estão relacionados com a tecnologia, como fechaduras com reconhecimento facial ou digital. Mas, mesmo com esse desenvolvimento, uma grande parcela da população é adepta dos métodos mais tradicionais. 

Feirante

Também conhecida por ser uma das profissões mais antigas do mundo, historicamente estima-se que a troca comercial entre as pessoas começou há cerca de 5 mil anos, segundo reportagem da Agência Brasil. 

A legislação reconhece os profissionais como aqueles que vendem nas vias públicas, em pontos fixos, com permissão governamental, como nos mercados centrais e nas feiras livres. 

Assim como a maioria das profissões, os feirantes desempenham um papel essencial na economia e até mesmo na manutenção da qualidade de vida das pessoas, já que os espaços são dedicados à comercialização de produtos naturais e frescos, na maioria das vezes. 

Profissional do sexo ou cozinheiro?

Conhecida popularmente como "a profissão mais antiga do mundo", a prostituição não corresponde cientificamente a essa fama. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, realizou análises arqueológicas e concluiu que a primeira profissão a existir na sociedade foi a de cozinheiro. 

O material constatou inclusive que ela se implantou em grupos sociais ainda entre os Homo erectus - anteriormente portanto aos sapiens -, há cerca de 1,9 milhão de anos.

Os cozinheiros teriam precedido os agricultores, outra profissão pré-histórica, já que os grupos sociais de então viviam como nômades e, portanto, não cultivavam alimentos. 


 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
 Freepik
27/09/2025  09h00 Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto
Igor Matias
27/09/2025  07h00 Confira a previsão do tempo em Aracaju para este sábado (27)
F5 News
26/09/2025  17h27 Adolescente desaparece após mergulho no Rio Sergipe em Aracaju
Ascom/PMSE
26/09/2025  17h07 Homem é preso por tráfico de drogas em Nossa Senhora do Socorro
Reprodução/SSP
26/09/2025  17h06 Homem é preso em Japaratuba por adulteração de moto

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado