Dia Nacional do Biscoito: conheça o famoso Bricelet e lugares para comemorar em Aracaju
Uma relíquia gastronômica que virou Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe Cotidiano | Por F5 News 20/07/2024 08h00 |No dia 20 de julho, celebra-se o Dia Nacional do Biscoito, uma data dedicada a apreciar uma das delícias mais versáteis da culinária mundial. Em Sergipe, essa comemoração ganha um toque especial com a introdução do Bricelet, um biscoito tradicional suíço que vem conquistando o paladar dos sergipanos.
Você conhece o Bricelet? Um biscoito fino e crocante, cuja origem remonta à Suíça, é uma relíquia gastronômica que possui séculos de história. Segundo dona Vera Gomes, atual guardiã da receita em São Cristóvão, a história começa com as freiras beneditinas que atuavam na antiga Santa Casa de Misericórdia.
“É uma história muito antiga, onde as freiras beneditinas trouxeram essa receita, essas maquinarias e começaram a fazer aqui em São Cristóvão. Então, elas faziam, vendiam, e aí isso se tornou o sustento delas”, diz ao F5 News.
A unidade inicialmente funcionava como um hospital de caridade, tornando-se um asilo em 1911 e, posteriormente, um orfanato em 1922. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal em 1834, essas casas de caridade mantiveram suas atividades por meio da venda de produtos alimentícios, incluindo o Bricelet. Com o tempo, a iguaria deixou de ser apenas uma fonte de renda e passou a fazer parte da história da cidade.Em 2021 o biscoito se tornou oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. A iguaria, que no passado gerava lucros para manter o antigo Orfanato Imaculada Conceição, ao longo do tempo se consolidou como um dos atrativos culturais e turísticos. Esta homenagem celebra não apenas um biscoito, mas uma tradição que atravessa gerações e que continua a ser um símbolo de identidade e herança para o povo sergipano.
Para Vera, esse reconhecimento é muito importante e traz uma satisfação de poder compartilhar com orgulho a história do Bricelet, que é rica e significativa, em qualquer lugar. “Para a gente é um privilégio, muito, muito grande. Um privilégio de saber que as pessoas começaram pelas irmãs, lutaram tanto, e hoje ele é patrimônio cultural. Onde podemos chegar em qualquer lugar e falar: nossos Briceletes têm uma história, uma história muito linda, e essa história hoje é patrimônio cultural imaterial”, destaca a cozinheira.
Este dia é uma data importante para conhecer e valorizar essa tradição que faz parte do legado cultural de Sergipe. Um vez que, provando esse biscoito, as pessoas não estão apenas apreciando uma delícia gastronômica, mas também saboreando um pedaço da história que é mantida viva com carinho e orgulho.
Onde Celebrar o Dia do Biscoito em Sergipe
Para celebrar o Dia Nacional do Biscoito com delícias irresistíveis, o F5 News selecionou alguns dos melhores locais em Sergipe que oferecem biscoitos que certamente agradarão ao paladar dos sergipanos. Confira nossas sugestões:
- Migliore Doceria: Av. Hermes Fontes, 1568 - Luzia.
- Le Docê confeitaria: Rua Ananias Azevedo,1181 Salgado Filho.
- Helena Rabelo Doceria: Rua Manoel Espírito Santo, 23 Loja Principal - Grageru.
- Padaria União: R. Abgail Ferreira Araújo Ramos, 410 - Luzia.
- Panificação Garça: R. Santa Rosa, 173 - Centro.





