EDITORIAL: O terreno mentiroso da internet
Cotidiano 26/09/2011 21h09 |
A internet que nos propicia solo fértil para encontrar e rever amigos, pesquisar, estudar e tantos movimentos úteis também tornou-se o instrumento para o disseminar de mentiras e vilanias de toda ordem.
Afora os e-mails condenando projetos de lei que há muito já saíram de pauta – ou nem entraram nela -, textos com autorias errôneas – Arnaldo Jabor e Veríssimo que o digam -, grassam pela rede mensagens fraudulentas, com o fito único de aplicar golpes nos incautos.
A Receita Federal, órgão usualmente utilizado por esse time criminoso, fez ontem mais um alerta, ressaltando que sua intimação eletrônica de débitos inspirou nova falcatrua e uma versão falsa do documento vem sendo enviada como ardil para a captação de dados fiscais e bancários dos contribuintes.
Os boatos que circulam via internet nos levam a perder tempo – e há quem piore o quadro os reenviando inúmeras vezes sem se dar ao trabalho de conferir o exposto. Mas é preciso precaução redobrada com os e-mails de natureza semelhante aos supostamente da Receita Federal. A falta de cuidado, nesse caso, pode render perdas bem maiores.


Apesar da decisão, os quatro condenados vão permanecer presos

Após acidente em escada na Bahia, ele permanece em cuidados intensivos no Hospital São Lucas

Pérola Beatriz, estudante da rede pública, apresenta obra sobre inclusão e superação na Feira Literária de Glória (Flig 2025)

Presidente rebateu Trump, mas falou em disposição para negociar

Ação é desdobramento das operações que desarticularam a organização criminosa intitulada Família Colômbia