Educação nas prisões: plano é assinado pela Sejuc e Seed
Projeto visa incentivar qualificação na educação de presos Cotidiano 28/08/2012 21h00 |Por Míriam Donald
Educação nas prisões é uma das metas a ser atingida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) juntamente com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) através do Plano Estadual de Educação nas Prisões. Assinado na manhã desta terça-feira (28) na Biblioteca Pública Epifânio Dória, o projeto tem o objetivo de ressocializar o preso. Segundo o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, não dá para ter uma quantidade expressiva de presos sem que haja um trabalho voltado para o futuro destes.
“Na verdade isso já vinha acontecendo, mas de forma um pouco tímida. Com esse plano estadual, a tendência é ter um trabalho mais consolidado”, diz Chagas. Ele ainda explica que a Seed disponibilizará professores, trabalhará na capacitação de outros servidores das penitenciárias, de modo a promover que o preso, ao sair da penitenciária, tenha um conhecimento melhor. “Hoje podemos observar que os dados apresentam um quantitativo expressivo de presos que sequer têm o ensino fundamental completo”.
Para o secretário de Estado da Justiça, Benedito Figueiredo, o plano é fundamental. Em 2007 a secretaria procurou fazer o enfoque da educação nas prisões. “A educação é a maior forma de ressocialização que pode haver para um preso, tanto é que, antes da presidente Dilma instituir isso a nível nacional, definimos que cada preso que estudasse 12 horas teria a pena abatida”, explica.
No próximo dia 31 de agosto, haverá uma reunião em Brasília com os secretários de Estado da Justiça de todo o país onde os ministros da Justiça e da Educação estarão presentes na intenção de formar um corolário. “É um plano que vai se consolidar ao longo do tempo porque é preciso um trabalho minucioso. Se um preso sai alfabetizado, ele já tem uma chance melhor de se ressocializar”, acredita.
Sustento
Sendo uma das prioridades da Secretaria de Justiça, a Educação nas Prisões também integra o programa ‘Sergipe Alfabetizado’ que tem parceria com o Banco do Brasil e é sustentado com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia