Eleitores dividem opinião sobre Horário Político Gratuito
Alguns preferem desligar a televisão por não acreditar nas propostas Cotidiano 21/08/2012 20h00 |Por Allana Andrade
Teve início nesta terça-feira, 21, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) nas rádios e televisões de todo o país. As inserções dos candidatos serão transmitidas até o dia 04 de outubro (três dias antes do pleito eleitoral) se não houver segundo turno. Caso haja, a propaganda retorna 48 horas após a proclamação dos resultados e terminará na antevéspera da eleição. Na televisão, as inserções se sucedem das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. E nas rádios entre 7h e 7h30, e das 12h às 12h30.
De acordo com a cartilha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “A propaganda eleitoral é a oportunidade que o eleitor tem de conhecer os candidatos e as suas ideias e estes de falarem sobre as suas propostas e como planejam concretizá-las, demonstrando que são uma boa escolha para representá-lo na Prefeitura e na Câmara de Vereadores.”
Apesar dos candidatos investirem muito, seja na criação de vídeos chamativos, inusitados e que tentam convencer por suas propostas e ideias, muitos eleitores preferem não assistir ao horário político. É o caso de José Nilsan, que assume não ter interesse em política.
“Não, de jeito nenhum vou perder meu tempo assistindo. Prometem, mas não cumprem nada”, critica um eleitor que preferiu o anonimato.
“Hoje mesmo estava no trabalho e começou a passar, na hora eu desliguei. É tudo conversa, quando acaba não cumpre nada”, afirmou Maria José. Já Conceição comparou o horário com programas que ela considera ruins. “É a pior coisa depois do Big Brother e das novelas que só contam mentiras”, criticou.
Mas também há quem prefira não perder nenhum dia da programação, para acompanhar as promessas e depois cobrar dos candidatos. O motorista Eleomar Oliveira é um deles. “Me proponho a assistir todos os dias para fiscalizar tudo que os meus candidatos escolhidos estão dizendo porque confio na gestão que escolhi”, afirma.
“Eu assisto, é interessante. Nem sempre cumprem o que falam, mas vou acompanhar a opinião de cada um”, diz a comerciante Marinês dos Santos.
O estudante Leo Moura também irá acompanhar, mas tem críticas sobre o formato adotado pelos candidatos. “Eu gosto, é um programa de comédia massa. Quero ver a cara deles e o que povo promete agora, para ver se cumprem depois. Para mim esse modelo de fazer política é antigo", opina.


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia