Em breve, Aracaju poderá ter novo sistema de fiscalização eletrônica
Estimativa é que até o fim do ano esteja em pleno funcionamento Cotidiano 23/08/2012 18h30 |Por Míriam Donald
Há mais de um ano sem fiscalização eletrônica, as vias do município de Aracaju se aproximam de receber novo sistema de equipamentos como radares, lombadas eletrônicas e registro de avanço em semáforos. Para a escolha de uma empresa que acatasse todas as exigências, a Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), através da comissão de licitação e da comissão técnica, proporcionou testes entre cinco empresas. Na primeira fase, onde foram analisadas condição jurídica, econômica e financeira de cada concorrente, duas foram classificadas: a ‘Sitran’ de Minas Gerais e a ‘Fotossensores Tecnologia’ de Fortaleza, no Ceará. Entre estas, umas foi escolhida nesta quinta-feira (23) na segunda fase do processo.
Ganhando quem apresentasse melhor oferta, a Fotossensores Tecnologia, no mercado há 30 anos, foi requisitada e ofereceu o valor de R$ 5 milhões 685 mil reais e 96 centavos. Segundo o presidente da comissão de licitação, Caio Christófani Santana, haverá uma série de avaliações por dez dias em vários locais, horários e condições climáticas diferentes produzidas juntamente com a comissão técnica, para certificar se os equipamentos atendem ao especificado. “Se a empresa se mostrar eficaz, o sistema será implantado”, diz.
Para o representante da Fotossenssores Tecnologia, Ariston Porto, a empresa já viu muitas pessoas serem salvas por causa dos equipamentos. “Só é observar que, quando os equipamentos foram retirados, já houve um aumento de mortes. Aí pode-se observar quantas vidas os aparelhos salvam”, diz ele, citando como exemplo a cidade de Salvador, na Bahia, que teve um aumento de 150% dos acidentes porque os equipamentos foram desligados. “Nós somos um regulador da velocidade”, afirma.
Implantação
Os radares e demais equipamentos serão implantados nos pontos mais críticos da cidade. Ao todo em número de 78, estão divididos em 32 radares fixos discretos, conhecidos como pardais, 16 radares fixos ostensivos com display externo, 30 radares mistos e as lombadas eletrônicas. A estimativa é que, até o fim de 2012, os radares estejam definitivamente implantados e em funcionamento.


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