Emsurb promove ações de educação ambiental e conscientização em Aracaju
A ação também esclarece dúvidas a respeito dos serviços prestados aos moradores Cotidiano | Por Agência Aracaju 08/08/2023 10h34 |Cotidianamente, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza ações de educação ambiental com foco no descarte correto de lixo, de modo a conscientizar e engajar a população para a manutenção da limpeza urbana.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, as equipes de educação ambiental da Emsurb atuam em localidades previamente definidas para estreitar o diálogo com as comunidades e realizar a distribuição de panfletos informativos sobre ecopontos e contatos para solicitar os serviços da Emsurb.
Conforme o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, os serviços são divididos em três etapas: a primeira consiste no ‘porta a porta’, na qual o objetivo é comunicar e orientar a população sobre o descarte irregular. Além disso, ressalta ele, são esclarecidas dúvidas a respeito das iniciativas prestadas aos moradores, como o cronograma do lixo domiciliar, e ações voltadas à reciclagem e os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Emsurb.
"Todas as segundas-feiras são realizadas as ‘Blitz ambientais’, uma iniciativa que reafirma o papel de conscientizar à população sobre a preservação do espaço público e do meio ambiente. O diferencial está na forma como as equipes abordam os aracajuanos, no geral, em espaços abertos. A terceira etapa é realizada pela Educação Ambiental que foca em um determinado assunto, mostrando de forma simbólica a importância da preservação do meio ambiente e do espaço público", detalha o gestor.
Claudia Daiane, dona de uma loja de materiais de construção, avalia como de utilidade pública essas ações da Prefeitura de Aracaju. “É uma ação bastante produtiva, e para nós comerciantes é muito bom, porque agora sabemos dos projetos ofertados. Já guardei aqui o número do cata-treco para ligar quando tiver caixas de produtos para poder recolher”, comenta.
A vendedora Adriana Ferreira, após contato com a equipe de Educação Ambiental da Emsurb, diz que vai utilizar bastante os serviços e destaca a importância de saber os dias de coleta. “É importante para a gente saber os dias da coleta para não deixar o lixo na rua e além disso para descartar da forma correta, o serviço é gratuito e é muito bom para a gente. Vou usar muito futuramente”, afirma ela em referência ao Cata-treco.





