Energisa e Defesa Civil realizam simulado envolvendo queda de árvore na rede elétrica
Ação é realizada em função das mudanças climáticas e dos cenários que tem se tornado frequentes e com objetivo de fortalecer a ação integrada entre os órgãos públicos Cotidiano 29/10/2025 09h20 |Nesta quarta-feira (29), a Energisa e a Defesa Civil Estadual, em conjunto com outros órgãos, estão realizando um simulado que envolve a queda de uma árvore sobre a rede elétrica na Avenida Santos Dumont, no bairro Atalaia. A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Redução de Riscos de Desastres, promovida pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec).
O tema do simulado foi escolhido em função das mudanças climáticas e dos cenários registrados em outros estados brasileiros, onde eventos extremos têm se tornado mais frequentes. A simulação teve como objetivo fortalecer a atuação integrada entre os órgãos envolvidos, garantindo uma resposta rápida e eficaz em emergências.
Além da Energisa e da Defesa Civil Estadual, participam da ação a Polícia Militar de Sergipe (PMSE), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Aracaju e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Além desse simulado, a Energisa realiza outras ações práticas ao longo do ano para treinar equipes para cenários adversos. A distribuidora tem um plano, que reúne ações estratégicas para garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de energia. Entre as medidas de prevenção, o monitoramento climático em tempo real, o apoio de especialistas em previsão do tempo e a atuação contínua dos profissionais no Centro de Operação Integrado, que funcionam 24 horas por dia nos 7 dias da semana.
Orientações
Em situações de queda de árvores na rede elétrica, a orientação é que a população mantenha distância do local e jamais tente retirar galhos ou objetos em contato com os fios de energia. Galhos encostados na rede podem causar curto-circuito, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento e até energizar a árvore, aumentando o risco de incêndios e choques elétricos. Esse tipo de intervenção deve ser feito exclusivamente por equipes da Energisa.
Como medida preventiva, as prefeituras municipais devem realizar podas regulares para evitar o contato das árvores com a rede elétrica. Além disso, ao escolher uma muda para plantio, é importante considerar o porte da espécie e se o local é adequado, evitando futuros problemas com estruturas urbanas e a rede de energia.
