Energisa vai recuperar subestação e instalações do Hospital de Cirurgia | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Energisa vai recuperar subestação e instalações do Hospital de Cirurgia
A previsão é de que toda a obra aconteça no primeiro semestre deste ano
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 13/02/2020 12h16 |


Um acordo firmado no Ministério Público de Sergipe (MP/SE), entre o Hospital de Cirurgia e a Energisa, vai garantir a recuperação da subestação e das instalações de média tensão e infraestrutura de baixa tensão na unidade hospitalar, em Aracaju. De acordo com a 2ª Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde, o serviço está orçado em pouco mais de R$ 500 mil, custo que será dividido igualmente entre as partes.

O acordo está dentro do processo de recuperação do Hospital de Cirurgia, principal instituição filantrópica de Sergipe e integra um processo de quitação de danos sociais promovido pelo MP em benefício da população, mesmo que, neste caso, seja denominado ato voluntário por parte da empresa de energia.

“Nos sensibilizamos com a situação de risco do hospital e decidimos apoiar esta adequação. É um investimento que trará maior segurança ao seu funcionamento e que, consequentemente, beneficiará toda a sociedade sergipana que utiliza os serviços de saúde”, afirmou o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais.

Conforme o Ministério Público, a necessidade de um amplo reparo na subestação foi detectado pela própria Energisa em 2016, quando foram diagnosticadas falhas que poderiam ocasionar transtornos como a interrupção do fornecimento de energia, choques elétricos e até incêndios.

De acordo com o laudo da concessionária, a situação encontrada poderia ocasionar acidentes graves, colocando em risco a vida de pacientes, funcionários e visitantes, além da possibilidade de gerar danos elevados ao patrimônio do Hospital de Cirurgia.

“No ano passado entramos com um pedido de intervenção judicial na unidade hospitalar e com a mudança da diretoria, precisamos dar apoio aos novos profissionais no local para continuar elevando os números de atendimento da sociedade que precisa dos serviços médicos no Cirurgia”, afirmou o promotor Rony Almeida.

O valor total de R$ 513.070 será custeado inicialmente pela Energisa e o ressarcimento de metade do gasto será feito ao final das providências tomadas, dividido em onze parcelas.

O Hospital de Cirurgia realizará os reparos, com base em um projeto elétrico aprovado pela distribuidora. A previsão é de que toda a obra aconteça no primeiro semestre deste ano.

* Com informações da Energisa e da 2ª Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
07/07/2025  21h01 Crea-SE lança inscrições para IV Semana de Ética
Divulgação/PPRv
07/07/2025  21h00 Briga de casal gera congestionamento e prisão em São Cristóvão
Freepik / Ilustrativa
07/07/2025  20h00 A qualidade da dieta na infância pode influenciar na idade da menstruação?
Reprodução
07/07/2025  19h01 Morre aos 69 anos Lizaldo Vieira, defensor de causas ambientais em Sergipe
Igor Matias
07/07/2025  19h00 Confira o cronograma do resultado do concurso da Polícia Militar de Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado