Epiphanio Dória entrega computadores a projeto da Fundação Renascer
Iniciativa tem parceria com o Ministério Público de Sergipe e Ministério do Trabalho Cotidiano | Por Agência Sergipe 31/07/2023 18h15 |A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória realizou na sexta-feira, 28, a entrega de 35 computadores e outros materiais do projeto Reciclatec à Fundação Renascer. O projeto prevê a criação de laboratórios de informática nas unidades beneficiadas (Casem, Case I, Case II, Usio e BPED). A ação é uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Sergipe (MPE/SE).
O 'Reciclatec' é um projeto que se iniciou na Epiphanio Dória, tendo como objetivo a capacitação com oficinas de informática, ética, cidadania e educação ambiental para jovens em situação de vulnerabilidade social. Segundo a promotora de Justiça, Maria Lilian Carvalho, da 8ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, o projeto é uma grande oportunidade para meninos e meninas do sistema socioeducativo. "Esta foi uma ação que a gente identificou como uma porta de entrada para esses jovens, pois eles terão oportunidade por meio da inclusão digital. Esta é uma forma de instruir os socioeducandos a um mundo melhor e com mais oportunidade”, disse.
Importância
De acordo com o secretário executivo da Seduc, Marcel Freire Resende, essa parceria é fundamental para fomentar oficinas destinadas a este público. "Para nós, esta é uma parceria extremamente importante, não só para a melhoria do patamar educacional, mas para a inserção social produtiva desses jovens", explicou.
A destinação dos recursos possibilitou a compra de computadores, caixas de som, projetores e outros equipamentos de informática para manutenção das máquinas. De acordo com a diretora da biblioteca, Juciene Maria de Jesus, as bibliotecas públicas são instituições culturais que proporcionam conhecimento e informação, e um dos papéis dessa instituição é estimular a população a usar o espaço além dos livros, através de ações, serviços e projetos. "A entrega do material à Fundação Renascer para o desenvolvimento do projeto 'Reciclatec' garante uma aprendizagem educacional e profissional completa aos jovens, como forma de preparar e desenvolver habilidades necessárias para que tenham acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho", pontuou.
O procurador do Trabalho Raymundo Lima Ribeiro destacou que o projeto é fundamental para a profissionalização e capacitação de todos os jovens que integram o sistema socioeducativo da Fundação Renascer. "É uma forma de ajudar também no quesito da cidadania desses jovens”.
Participaram do evento o presidente da Fundação, Samuel Barreto; a promotora de Justiça, Maria Lilian Mendes; o procurador do Trabalho, Raymundo Lima Ribeiro; o superintendente executivo da Educação, Marcel Freire Resende; o coordenador do projeto, Gilvan José; a juíza coordenadora da Infância e Juventude (CIJ), Iracy Mangueira; a promotora de Justiça de Socorro, Talita Cunegundes, além de diretores e servidores da Fundação Renascer.
Compar





