Golpe da empresa alimentícia: acusado é apresentado na Deplan
Estelionatário aplicou golpe de mais de 300 mil reais Cotidiano 31/08/2012 19h00 |Por Míriam Donald
Após oito meses de investigação, a 2ª Delegacia Metropolitana, através do Departamento de Defraudações e Combate à Pirataria, prendeu na última quarta-feira (29) o acusado de estelionato e aplicador de golpes Ocacino Guimarães Ribeiro, que usava o nome falso de Cassiano Mendes Ribeiro. Na manhã desta sexta-feira (31), o acusado foi apresentado pela delegada Maria Pureza Machado, que também detalhou o processo de investigação.
Segundo a delegada, o estelionato era articulado desde 2010 quando Ociano e seu comparsa, Basilio Capeticow, estabeleceram em Aracaju a Distribuidora de Alimentos VIP Ltda. Durante um ano permaneceram exercendo as atividades de forma lícita e aparentemente normal, quando começaram a aplicar golpes contabilizando mais de 300 mil reais. “Após obter a confiança de seus fornecedores, eles solicitaram uma quantidade a mais da mercadoria que costumavam pedir e efetuaram pagamentos com cheques pré-datados todos assinados em nome da distribuidora e assim abandonaram o estabelecimento e os cheques voltaram sem fundo”, conta.
Anteriormente a isso, as vítimas começaram a comparecer ao Departamento de Defraudações e as investigações constataram que o nome era falso. Ela afirmou não haver surpresa, pois esse é um perfil típico de estelionatário: se estabelecer em um local, aparentar uma atividade normal, ganhar confiança das pessoas, praticar o golpe e fugir. “Como ele é de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, acredita-se que é uma prática constante dele, pois em seu documento de identidade foi tirado aqui em Aracaju em 2008 com dados falsos”, diz.
Questionada sobre o ressarcimento das vítimas, ela disse que Ocacino está sendo interrogado para que a polícia possa levantar os bens que ele pode ser adquirido com o produto do ilícito e depois adotar as medidas legais cabíveis.
O comparsa Basilio, que também era investigado, foi vítima de um acidente automobilístico no réveillon, ocorrido na BR 315, no município de Caxias no Maranhão.


Pesquisa aponta redução do risco em 47 bairros, mas alerta mantém atenção da população para evitar dengue, zika e chikungunya

Cantora Jojo Toddynho participou de audiência de conciliação com advogados do PT de Lula na quinta-feira (18/7), no Rio de Janeiro

Engeman será responsável pela operação da fábrica de fertilizantes em Laranjeiras, com previsão de produção de ureia, amônia e CO₂ até o final de 2025

Homem pediu a uma mulher que buscasse fuzil usado no crime

Os valores serão creditados nas contas bancárias ao longo do dia