Grunge: 5 provas de que o movimento dos anos 1990 voltou com tudo
Das passarelas ao cinema, as diferentes formas de expressão retomam a contracultura promovida pelo grunge nos anos 1990 Cotidiano | Por Metrópoles 25/08/2025 04h11 |O grunge nasceu no início dos anos 1990 como um grito de inconformismo traduzido nas músicas em letras melencólicas e, na moda, em roupas aparentemente “desleixadas”, negando as tendências ditadas pela indústria. O movimento ganhou força e rapidamente se tornou um estilo de vida difundido pelos continentes — e pelo tempo. Em 2025, elementos do grunge voltam a ser vistos no mainstream, mostrando que o espírito transgressor nunca deixou de existir entre as gerações.
Quem escutava o álbum Nervermind, do Nirvana, em 1991, mal poderia imaginar o impacto que as letras, a musicalidade e a atitude presentes nas canções teriam na cultura. Em pouco tempo de carreira, Kurt Cobain fez o jovem questionar o significado de moda, de consumo e até mesmo de juventude. Na música, o estilo ainda foi fortalecido por grupos como Pearl Jam e Soundgarden.
Paralelamente, os ritmos musicais superproduzidos e o estilo extravagante das décadas anteriores perdiam força, assim como a fé religiosa e a crença de que os EUA eram o melhor país do mundo. O grunge surge como um manifesto de negação a tudo isso.
Leia a matéria complera no site Metrópoles, parceiro do F5 News.





