Guia do 7 de Setembro em Aracaju: confira as atrações do feriado
Programação especial no domingo reúne desfile cívico-militar, Feirinha da Gambiarra, stand up no Atheneu e opções de turismo pela capital sergipana. Cotidiano | Por F5 News 06/09/2025 16h00 |O feriado de 7 de setembro é celebrado em todo o país como marco da Independência do Brasil, mas em Sergipe a data ganha também um caráter especial. Além das reflexões sobre o processo histórico que consolidou a identidade política sergipana, a data se transforma em oportunidade para moradores e turistas aproveitarem opções de lazer, cultura e turismo.
De acordo com a secretária executiva da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Daniela Mesquita, Sergipe está preparado para receber visitantes neste período. “Além de um amplo ‘cardápio’ de atrativos turísticos, com o famoso Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, e a Rota do Imperador, em Santana do São Francisco, que é um roteiro recente, a cadeia turística, composta pelas redes hoteleira, de viagens, bares e restaurantes, está pronta para recepcionar quem nos visita”, afirma.
Desfile Cívico-Militar
A programação oficial do feriado começa com o tradicional Desfile Cívico-Militar, no domingo, 7 de setembro, na Avenida Barão de Maruim, em Aracaju. A solenidade tem início às 7h com a revista da Guarda, hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional pela banda do Corpo de Bombeiros.
O tema escolhido para 2025 é “Educação que transforma: Inclusiva, Inovadora e Sem Fronteiras”, destacando o papel transformador da educação. Participam do desfile as Forças Armadas, Polícia Militar, Guarda Municipal, Banda do 28º Batalhão de Caçadores e ainda demonstrações aéreas, marítimas e fluviais.
Cerca de 76 escolas das redes pública municipal e estadual, além de instituições, ONGs e associações, também desfilam pela avenida.
Sol e Mar
Para quem prefere aproveitar o feriado em contato com a natureza, Sergipe oferece praias para todos os estilos. Na capital, a Praia da Atalaia é a principal referência, com estrutura de lazer, esportes e a Passarela do Caranguejo, que reúne bares e restaurantes famosos pela culinária com frutos do mar. Ali também está o Oceanário de Aracaju, que abriga o Projeto Tamar.
Outras opções em Aracaju incluem as praias de Aruana, Mosqueiro, Robalo, Refúgio e dos Náufragos, cada uma com suas particularidades, de cenários movimentados a refúgios mais tranquilos.
Para contemplar o pôr do sol, a dica é a Orla Pôr do Sol, no Povoado Mosqueiro. O espaço é cartão-postal da cidade, com píer de madeira, quiosques com petiscos e a possibilidade de praticar stand up paddle.
Cultura e Economia
À tarde, a Orla de Atalaia recebe a 38ª edição da Feirinha da Gambiarra, ao lado do Sal & Brasa, a partir das 15h. O evento reúne área kids para as crianças, expositores de economia criativa com arte, moda e design, além de uma gastronomia variada.
Na programação cultural, o público confere apresentações do Palhaço Colores, show de Luno Torres, espaço aberto para novos talentos locais e o grupo Samba de Salto encerrando a noite. A entrada é gratuita, com doação de 1 kg de alimento para a Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade.
As atrações Palhaço Colores e Luno Torres são realizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Funcap, com apoio do Governo de Sergipe, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Passeios pelo interior
No litoral sul, a Praia do Saco, em Estância, é destaque. A 70 km de Aracaju, já foi eleita uma das cem praias mais bonitas do mundo pela revista francesa Grands Voyageurs. O cenário reúne mar de águas cristalinas, dunas, coqueiros e manguezais. De lá, é possível realizar passeios de lancha até a Ilha da Sogra, Ilha do Sogro e Ponta do Saco.
No sertão, o Cânion de Xingó continua sendo um dos atrativos mais procurados. Localizado em Canindé do São Francisco, a 213 km da capital, o passeio de catamarã pelo Rio São Francisco oferece uma das paisagens mais impressionantes do Brasil.
Outro roteiro em crescimento é a Rota do Imperador, que revive a expedição de Dom Pedro II em 1859. O passeio de catamarã percorre Santana do São Francisco, Neópolis e Penedo (AL), unindo lazer, natureza e história, com narração de um historiador caracterizado como o imperador.
Teatro
O Teatro Atheneu recebe o espetáculo de stand up “Xaveca a Plateia e Bebe Vinho”, do humorista Fernando Pedrosa, às 20h. Com um humor sensível e debochado, o artista transforma situações do cotidiano em comédia leve e inclusiva, valorizando experiências da comunidade LGBTQIAPN+.





