Dia do Psicólogo: desafios, avanços e a importância do cuidado com a saúde mental
As áreas da psicologia que mais crescem atualmente estão relacionadas à saúde mental Blogs e Colunas | Saúde em Dia 02/09/2025 11h24 - Atualizado em 02/09/2025 11h27No último dia 27 de agosto, foi comemorado o Dia do Psicólogo, uma data dedicada a reconhecer os profissionais que promovem a saúde mental e o bem-estar humano, atuando como agentes de transformação social ao ajudar indivíduos e comunidades a lidar com desafios emocionais, cognitivos e interpessoais.
A psicóloga clínica Lenilva Aragão, que atua no município de Nossa Senhora do Socorro, ressalta que a profissão exige preparo e equilíbrio constantes. “A gestão da demanda emocional, que exige a separação de suas próprias questões das de seus pacientes, a necessidade de capacitação contínua para aprimorar seus conhecimentos, a garantia de uma escuta ética e sem julgamentos”, elenca como alguns dos principais desafios enfrentados no dia a dia da profissão.
Segundo a especialista, as áreas da psicologia que mais crescem atualmente estão relacionadas à saúde mental, como a psicologia clínica com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), além da psicologia infantil, hospitalar, escolar e do esporte. Esse movimento foi impulsionado, em grande parte, pelos reflexos da pandemia da COVID-19, que trouxe novas demandas para a atuação dos profissionais.
“Isso levou a um aumento significativo de pessoas buscando ajuda e a um reconhecimento dos desafios da saúde mental pela população e pelas empresas, mas ainda existem obstáculos, como o preconceito e o acesso aos tratamentos. Foi um momento atípico para todos, com dificuldades relacionadas ao fluxo, emergências e ao contato com os pacientes, exigindo rápida adaptação à realidade dos atendimentos on-line”, destaca Lenilva.
A psicóloga também reforça a necessidade de que os profissionais da área voltem o olhar para si mesmos. “É fundamental reconhecer e compreender as próprias necessidades e estados emocionais sem receio de buscar ajuda profissional quando necessário. Também é muito importante gerenciar o manejo da clínica para evitar sobrecarga e valorizar práticas simples, como a higienização do sono”, aconselha.
Mais do que nunca, a data reforça a relevância da psicologia como ciência e profissão essencial para a qualidade de vida e para a construção de uma sociedade mais saudável e equilibrada.







André Carvalho é jornalista há mais de 20 anos. Formado pela Universidade Tiradentes (Unit), possui especialização em Marketing pela Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese). Foi apresentador de programa de rádio e televisão, e atuou como assessor de comunicação de vários órgãos públicos e secretarias municipais e estaduais. Atualmente, é editor do Caderno Saúde em Dia.
E-mail: jornalistaandrecarvalho@gmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
