HU realiza mutirão para atender população indígena neste sábado (8)
Pacientes do Distrito Sanitário Especial Indígena Alagoas/Sergipe serão transportados até o hospital. A previsão é de quase 300 atendimentos entre consultas e exames Cotidiano 06/11/2025 11h35 |O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas (HU/Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, neste sábado (8), um mutirão de consultas e exames voltado à população indígena de Alagoas. A ação acontecerá das 7h às 17h, com a previsão de quase 300 atendimentos, entre consultas e exames.
Os pacientes atendidos no mutirão fazem parte do controle de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Alagoas/Sergipe, todos cadastrados de acordo com a região de moradia e a respectiva etnia. A maioria das etnias será contemplada, como os Katokinn, Karuazú, Geripankó, Kariri Xokó e Xucuru Kariri. O transporte até o Hospital também será realizado pelo DSEI.
Serão ofertadas consultas ambulatoriais nas especialidades de cardiologia pediátrica, cirurgia geral, oftalmologia, coloproctologia, ginecologia e otorrinolaringologia, além de exames de ecocardiograma e raio-X pediátricos, ultrassonografia e tomografia de coerência óptica. Ao longo do semestre, também serão realizadas 30 colonoscopias para essa população.
De acordo com a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU, Elyssia Ramires, o mutirão reforça o compromisso do hospital com o acolhimento e o respeito aos povos originários. "Para o HU, uma iniciativa como essa fortalece o papel do hospital como instituição de referência regional e formadora de profissionais comprometidos com o SUS. Também demonstra responsabilidade social e compromisso com as populações vulneráveis, além de promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão, ao possibilitar experiências concretas de cuidado intercultural e multiprofissional”, destaca.
Fonte: Ascom HU/Ufal
