IFS abre inscrições para cinco editais de fomento à pesquisa
Processos seletivos contemplam programas voltados à inclusão, inovação e fortalecimento das atividades científicas nos campi Cotidiano | Por F5 News 30/10/2025 15h35 |O Instituto Federal de Sergipe (IFS) abriu inscrições para cinco editais institucionais voltados ao fomento da pesquisa científica, tecnológica e educacional. Os processos seletivos têm o objetivo de cadastrar reservas de projetos em diferentes programas, promovendo a inclusão, inovação e o fortalecimento das atividades de pesquisa desenvolvidas nos campi do instituto.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) até o dia 3 de novembro. O cronograma é unificado para todos os editais, com pré-seleção em 5 de novembro, seleção entre os dias 8 e 17 de novembro e divulgação dos resultados a partir do dia 19 de novembro.
Entre os editais disponíveis estão o Programa Diversidade na Ciência (Edital nº 27/2025/PROPEX/IFS), que busca ampliar a participação de estudantes de grupos subrepresentados na pesquisa; o Programa de Pesquisa das Licenciaturas do IFS (PPLIFS – Edital nº 28/2025), que incentiva a pesquisa docente e discente nas licenciaturas; e o Programa de Incentivo aos Programas de Pós-Graduação (PIPP – Edital nº 29/2025), voltado ao apoio de estudantes de pós-graduação stricto sensu.
Também estão disponíveis o Programa Institucional de Apoio a Laboratórios (PIALAB – Edital nº 30/2025), que concede auxílio financeiro para manutenção e expansão de laboratórios de pesquisa e inovação, e o Programa de Apoio à Realização de Feiras de Ciências e Competições Científicas (FEICOM – Edital nº 31/2025), que incentiva a promoção de eventos científicos e o compartilhamento de resultados das pesquisas realizadas nos campi.
As iniciativas reforçam o compromisso do Instituto Federal de Sergipe com o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional, contribuindo para a formação acadêmica e o fortalecimento da pesquisa aplicada em diferentes áreas do conhecimento.
