Integrantes de movimento social ocupam antigo Hotel Palace em Aracaju
Cerca de 100 famílias que fazem parte da Ocupação João Mulungu estão no prédio Cotidiano | Por F5 News 08/09/2025 13h16 - Atualizado em 08/09/2025 15h39 |Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam, neste domingo (7), o prédio do antigo Hotel Palace, localizado no centro de Aracaju. Os líderes do movimento afirmam que a ação é um protesto contra a falta de moradia digna e de políticas habitacionais efetivas.
Cerca de 100 famílias integrantes da Ocupação João Mulungu estão nos andares superiores do hotel, já que, na parte térrea, funcionam estabelecimentos comerciais. O prédio foi interditado em 2018 pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) devido às condições estruturais.
Em nota, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) informou que acompanha com atenção a situação das famílias e que as reivindicações serão ouvidas com respeito e responsabilidade. Contudo, esclareceu que o cadastramento de famílias e a concessão de benefícios, como o auxílio-moradia, são atribuições do município.
Já em relação ao prédio, a Seasic destacou que a destinação de imóveis da União, a exemplo da Ocupação João Mulungu, é de competência da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Governo Federal. O papel do Estado é apoiar técnica e financeiramente os municípios, fortalecer a política em âmbito regional e manter o diálogo institucional.
A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju (Semfas) também divulgou nota informando que acompanha atentamente a situação no antigo Hotel Palace. A pasta ressaltou que as famílias envolvidas na ocupação já integram a Ocupação João Mulungu, acompanhada pela equipe técnica da Semfas.
Segundo o órgão, elas foram recentemente cadastradas, e aquelas que se enquadraram nos critérios dos programas sociais foram incluídas nos benefícios socioassistenciais oferecidos pelo município, como o auxílio-moradia.





