Interno do Copemcan é aprovado em 1º lugar em Geografia EaD na UFS
Outros cinco detentos da unidade também foram aprovados; resultado reforça avanços das ações educacionais no sistema prisional sergipano Cotidiano 28/08/2025 10h09 |A educação como ferramenta de transformação social já mostra resultados concretos no sistema prisional de Sergipe. Por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o interno E.D., do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), foi aprovado em primeiro lugar no curso de Licenciatura em Geografia, na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O resultado do processo seletivo foi divulgado nesta quarta-feira, 27, e marca a segunda edição da iniciativa, que visa ampliar o acesso ao ensino superior para pessoas privadas de liberdade.
As avaliações foram realizadas em uma sala reservada dentro do presídio, sob a supervisão da equipe da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV) da UFS, com o apoio de policiais penais que atuam no complexo. Nesta edição do processo seletivo, os internos disputaram vagas nos cursos de Licenciatura em História, Geografia, Biologia, Filosofia, Letras/Inglês e Letras/Português, todos oferecidos na modalidade EaD.
Ao saber do resultado que lhe garantiu o primeiro lugar no curso de Geografia, o interno E.D. relembrou a sua trajetória desde a alfabetização até a conclusão do ensino médio dentro do sistema prisional, e celebrou a oportunidade de ingressar no ensino superior. “Não foi fácil chegar até aqui, mas sou grato pela chance de estudar aqui dentro. Essa conquista é apenas o começo; como futuro professor de Geografia, quero usar o conhecimento para construir um futuro melhor e mostrar que é sim possível mudar de vida através da educação”, celebrou.
O vice-diretor do Copemcan, Marcelo Macêdo, falou sobre o significado do resultado para a educação no sistema prisional. “É muito importante termos o interno aprovado em primeiro lugar no curso de Geografia, além de outros cinco aprovados em diversas áreas. Muitos dos custodiados chegam sem nenhum nível de escolaridade, alguns sequer sabem ler e escrever, e o trabalho das equipes pedagógicas é fundamental para oferecer oportunidades desde a alfabetização até o ensino superior. Esse resultado só foi possível graças ao apoio da Secretaria de Justiça, que tem investido na educação dentro do sistema prisional”, explicou.
A coordenadora pedagógica do Copemcan, Hérica Matos, também ressaltou os progressos recentes. “É gratificante ver os avanços que Sergipe tem conquistado, tanto na quantidade quanto na qualidade dos resultados. Isso é fruto do empenho conjunto dos gestores, professores e principalmente dos internos, que estão buscando a educação para melhorar suas condições e ampliar chances dentro e fora do sistema prisional”, destacou.
Resultados e perspectivas
Esta é a segunda edição do processo seletivo. Na primeira, realizada em 2024, doze internos participaram e um deles conseguiu a aprovação, também no curso de Geografia. Atualmente, ele está no segundo ano da graduação, com desempenho acadêmico acima da média da turma, o que reforça o potencial da iniciativa e serve de inspiração para os demais.
Com os resultados alcançados até agora, a expectativa, segundo a coordenadora pedagógica Hérica Matos, é que a parceria entre a Sejuc e a UFS siga avançando, aumentando o número de vagas disponíveis e abrangendo outras unidades do sistema prisional. “Queremos garantir que mais internos tenham acesso à educação superior, ampliando as chances de reintegração e transformação por meio do conhecimento”, completou.
Os avanços reforçam o compromisso do Estado com a educação como eixo central da política de ressocialização. A iniciativa também está em sintonia com os parâmetros do programa Pena Justa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que valoriza práticas voltadas à dignidade da pessoa privada de liberdade, destacando a educação como uma das ferramentas mais eficazes de redução da reincidência e de promoção da cidadania.
Fonte: Ascom Sejuc





