Investigação diz que gato foi morto a golpes de cabo de vassoura em Neópolis
Polícia conclui inquérito e encaminha caso ao Judiciário após análise de imagens Cotidiano | Por F5 News 22/07/2024 17h40 - Atualizado em 22/07/2024 17h52 |A Polícia Civil de Neópolis divulgou na tarde desta segunda-feira (22), a conclusão da investigação sobre um caso de maus-tratos a animais, ocorrido no dia 1º de julho deste ano, no interior de um estabelecimento de ensino no município de Neópolis (SE). O inquérito policial revelou que o animal, um gato, foi morto violentamente a golpes de cabo de vassoura por dois homens. Imagens do animal, ferido e ensanguentado, rapidamente circularam na internet, gerando comoção e pedidos por justiça.
Segundo informações da Polícia Civil, já no dia 3 de julho, quatro testemunhas e dois envolvidos foram ouvidos. No entanto, os depoimentos se mostraram inconclusivos e apresentaram versões contraditórias. O vínculo de trabalho identificado entre alguns dos envolvidos e testemunhas dificultou a coleta de informações precisas.
No decorrer dos levantamentos, o dono do animal também foi ouvido, assim como mais duas testemunhas, o que gerou novos elementos informativos sobre a autoria do crime.
Com o avançar da apuração, no dia 16 de julho, a equipe de investigação analisou imagens recebidas de uma central de monitoramento de câmeras da cidade. Essas imagens constataram a autoria dos fatos e deixaram claro as respectivas ações dos dois investigados no delito.
As lesões verificadas no animal, confirmadas pelos relatos das testemunhas, como trauma de crânio e fratura de mandíbula, demonstram-se compatíveis com agressão por instrumento contundente, semelhante ao apreendido, um cabo de vassoura.
Diante dos fatos, o inquérito policial foi concluído e o caso encaminhado ao Poder Judiciário. O crime investigado é punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, sendo acrescida em 1/3 no caso da morte do animal, tratando-se de delito de elevado potencial ofensivo.





