ITPS convoca taxistas para verificação periódica de taxímetros | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
ITPS convoca taxistas para verificação periódica de taxímetros
Procedimento é obrigatório e deve ocorrer antes do vencimento dos certificados
Cotidiano | Por Agência Sergipe 25/06/2024 12h12 |


Os proprietários de táxis devem estar atentos ao prazo de validade do certificado de verificação metrológica emitido pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A verificação dos taxímetros é obrigatória e deve ocorrer antes do vencimento dos certificados.

Os taxistas devem acessar o site do ITPS e clicar no Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) para agendar a data e o horário da verificação e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU). O agendamento também pode ser realizado no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), na Rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho. Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones (79) 3198-8811 e 99191-3042; ou do e-mail sac@itps.se.gov.br.

O objetivo é verificar se o taxímetro está calculando corretamente a distância percorrida pelo veículo e o valor da corrida. Esse serviço é essencial para os taxistas dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Lagarto. Dessa forma, evitam-se cobranças incorretas, assegurando tanto aos taxistas quanto aos passageiros que o equipamento apresenta o preço justo.

A gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, Maria Inêz de Almeida Machado, destaca que os proprietários de táxi devem observar a data da verificação que consta no certificado, pois a próxima verificação precisa ser realizada antes do vencimento. “É preciso gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de serviço, que deve ser feito através do site do ITPS”, orienta.

Na data e horário agendados, os taxistas deverão comparecer à pista de verificação, situada na Avenida Padre Arnóbio de Melo com Silvério Fontes, no bairro Aeroporto, em Aracaju, munidos dos comprovantes de pagamento da GRU e de residência do proprietário do veículo, último certificado de verificação e a guia de encaminhamento do órgão de trânsito.

Após a verificação, se aprovado, o taxímetro recebe uma marca de verificação que valida o instrumento de acordo com as legislações do Inmetro. Além disso, é emitido um certificado de verificação, com validade de um ano, que deve ser mantido no veículo para apresentação em casos de fiscalização ou solicitação do usuário.

Tags
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
25/09/2025  15h07 Grupo Menos é Mais cancela show em Aracaju por motivos médicos
Ascom/Fundat
25/09/2025  14h51 8ª edição do Giro Fundat leva serviços e cidadania ao bairro Soledade
PMA
25/09/2025  14h26 Historiador sergipano Paulo Roberto Nascimento é encontrado morto em casa
Ascom
25/09/2025  14h00 Sesc inaugura nova estrutura da Unidade Sesc Ler em Indiaroba
Ascom
25/09/2025  12h11 Governo de Sergipe marca presença na Semana do Clima e Assembleia da ONU

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado