IV Simpósio Pombalino Internacional reúne especialistas do Brasil
Perspectivas interdisciplinares sobre o Iluminismo e seus paradoxos são o tema Cotidiano 16/10/2025 15h20 |Entre os dias 15 e 17 de outubro de 2025, o Campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediará o IV Simpósio Pombalino Internacional, cujo tema será “Perspectivas interdisciplinares sobre o Iluminismo e seus paradoxos”. O evento reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior em um encontro plural e interdisciplinar dedicado à reflexão sobre o legado e as contradições do
A conferência de abertura será ministrada pelo historiador britânico Kenneth Maxwell, referência internacional nos estudos sobre o Iluminismo, as revoluções atlânticas e a história luso-brasileira. Professor emérito da Cátedra Marquês de Pombal, Maxwell lecionou em universidades como Harvard, Princeton e Columbia, tendo dirigido o Brazil Studies Program no David Rockefeller Center for Latin American Studies (Harvard). É autor de obras fundamentais, como Pombal: Paradox of the Enlightenment.
O simpósio contará com cinco mesas-redondas, dedicadas a temas como políticas linguísticas e educacionais, os paradoxos do Iluminismo, produção e circulação de ideias no século XVIII, história e historiografia, e reformas do ensino.
Entre os participantes confirmados estão Susana Alves (Universidade Aberta de Portugal), Luiz Carlos Villalta (UEMA), Jean Pierre Chauvin (USP), José Eduardo Franco (Universidade Aberta de Portugal) e Thais Nívia de Lima e Fonseca (UFMG), além de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.
O evento contará ainda com duas conferências magnas: a abertura, com Kenneth Maxwell, e o encerramento, com o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, que abordará as relações culturais luso-brasileiras. O cônsul-geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes, também participará das atividades, reforçando o diálogo diplomático e cultural entre Portugal e o Brasil.
Estão previstas mais de 30 comunicações livres, distribuídas em quatro eixos temáticos — História da Educação, Estudos Linguísticos e Literários, Filosofia da História e Modernidade, e Cultura, Memória e Identidade — com apresentações de mestrandos, doutorandos e professores.
A programação inclui ainda lançamento de livros e apresentações musicais durante a abertura e o encerramento, reafirmando o caráter cultural e integrador do evento.
Fonte: Assessoria de imprensa





