Jovens sergipanos garantem vaga no nacional de um dos maiores campeonatos de robótica | F5 News - Sergipe Atualizado

Inovação
Jovens sergipanos garantem vaga no nacional de um dos maiores campeonatos de robótica
Equipe V-Legacy, do Colégio Vita, se destaca na First Tech Challenge e leva Sergipe para a disputa em São Paulo
Cotidiano | Por F5 News 03/01/2026 15h00 |


Alunos de um colégio de Sergipe conquistaram classificação para a etapa nacional da First Tech Challenge (FTC), uma das principais competições de robótica educacional do mundo. A equipe V-Legacy, formada por estudantes do Colégio Vita, irá representar o estado na fase nacional do torneio, que acontece em março, em São Paulo. A instituição de ensino fica localizada na Barra dos Coqueiros.

A First Tech Challenge é uma competição internacional promovida pela organização FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), voltada para estudantes do ensino fundamental II e médio. O torneio desafia as equipes a projetar, construir e programar robôs capazes de cumprir missões específicas em uma arena, além de desenvolver projetos de inovação, portfólios técnicos e ações que estimulem o impacto social e a disseminação da ciência e da tecnologia. Mais do que o desempenho técnico, a FTC valoriza princípios como trabalho em equipe, ética, cooperação e protagonismo juvenil.

De acordo com a mentora de robótica da equipe, Anne Santana, a classificação representa um momento histórico para a instituição. “É um marco na história do colégio. Com menos de dois anos de inauguração, propostas inovadoras para a educação e sendo pioneira no município de Barra dos Coqueiros a ter uma equipe de robótica competindo na FTC, entendemos que os alunos estão contribuindo para a história do Colégio Vita, promovendo a cultura FIRST e inspirando crianças e jovens a conhecer mais sobre robótica”, afirmou.

A preparação da equipe ocorreu em um período considerado curto, de aproximadamente quatro meses. Segundo a mentora, o processo exigiu dedicação intensa por parte dos estudantes. “Foi um processo cansativo, intenso e de muita dedicação. Desde a implementação da equipe, os alunos já sabiam que competiriam no festival regional e trabalhávamos com o objetivo de alcançar o nacional e, futuramente, o mundial. Eles precisaram conciliar a robótica com o período letivo e outras atividades escolares, mas assumiram o compromisso e alcançaram o resultado”, destacou.

Entre os principais desafios enfrentados durante a competição, Anne aponta a falta de experiência inicial e as dificuldades de financiamento. “A inexperiência tornou o caminho mais desafiador, principalmente por não termos pessoas próximas que já tivessem passado pela competição. Além disso, a busca por patrocínio é um desafio constante. Nosso objetivo é chegar ao mundial, e para isso precisamos de apoio para garantir a sustentabilidade da equipe e das futuras gerações da V-Legacy”, explicou.

Segundo a mentora, o trabalho envolveu desde a apresentação da robótica competitiva até o aprofundamento na cultura FIRST, com foco em potencializar as habilidades individuais e coletivas dos alunos.

A participação na robótica, conforme avalia Anne Santana, vai além do aprendizado técnico. “Desenvolvemos habilidades como programação, uso de maquinário e pensamento computacional, mas também observamos avanços no trabalho em equipe, na comunicação, na autonomia, no senso de responsabilidade e no comprometimento. É uma contribuição global para a formação desses jovens”, afirmou.

Para a etapa nacional, a expectativa é de amadurecimento e novos desafios. “Sabemos que a responsabilidade aumenta. Existe o frio na barriga, mas também a consciência de que precisamos apresentar um bom trabalho não só na arena, com o robô, mas também nas ações de visibilidade, no portfólio e no crescimento da equipe como um todo”, concluiu a mentora.

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
04/01/2026 19h00 Adeus, Natal! Aprenda a guardar a decoração e evite gastos em 2026
Freepik/ Ilustrativa
04/01/2026 18h00 Uso prolongado de remédios para dormir pode afetar bem-estar de idosos
Freepik
04/01/2026 17h00 Gordura no fígado: nutri revela o que comer para reverter a esteatose
Freepik
04/01/2026 15h00 Chá anti-inflamatório ajuda na digestão e alivia sintomas de ansiedade
Agência Sergipe
04/01/2026 10h38 Conselho de Veterinária alerta para doença que afeta gatos
F5 News Copyright © 2010-2026 F5 News - Sergipe Atualizado