Juíza pedirá intervenção da 4ª Delegacia Metropolitana de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Juíza pedirá intervenção da 4ª Delegacia Metropolitana de Aracaju
Presos dormem no chão, sem banho e confinados em celas insalubres
Cotidiano 30/03/2012 08h20 |


Inspeção do Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Sergipe, realizada na última quarta-feira (28), constatou que a maioria dos presos da 4ª Delegacia Metropolitana de Aracaju dorme sobre toalhas. Os demais dormem no chão. O problema se deve à falta de estrutura da unidade para acolher presos. A proibição de levar colchões ou colchonetes para os presos, feita pela direção aos familiares dos detentos, só piora o quadro.

“Eu não me enxugo depois do banho para não dormir depois sobre uma toalha molhada”, afirma um homem que vive na unidade há três meses após ser preso com sete porções de maconha, segundo ele próprio. A juíza coordenadora do Mutirão Carcerário em Sergipe, Ivana David, definiu a situação como insustentável. “Vou pedir a interdição da delegacia no relatório deste mutirão”, antecipou a magistrada.

A insalubridade também se nota no interior das três celas onde se amontoam 31 homens. O lugar é acanhado e escuro a qualquer hora do dia. À noite, não há iluminação. “O banheiro fica no meio da cela. Temos de fazer nossas necessidades na frente de todos (os colegas de cela)”, afirmou um jovem de 20 anos que divide a cela com outros 10 homens mais velhos na maioria.

Para se lavar, é preciso ser rápido. Segundo relatos dos presos, só há água nos dois chuveiros durante alguns minutos do dia. “Banho só se for de dois minutos. Não dá nem para lavar uma roupa”, relatou um detento da cela 3. Nos finais de semana, a falta de agentes penitenciários mantém os presos trancados nas celas, sem direito a banho de sol. “Aí, banho, só na segunda-feira”, completou um colega de cela.

Desde segunda-feira (26/3), a juíza inspeciona as unidades prisionais do Estado ao lado do juiz Ulysses Gonçalves Jr., com quem divide a coordenação dos trabalhos. A mobilização deve durar até a próxima terça-feira (3/4), data prevista para conclusão dos trabalhos.

Da Agência CNJ de Notícias

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay/Ilustrativo
13/09/2025  14h09 Confira quais bairros de Aracaju, Socorro e Barra dos Coqueiros ficarão sem água
Rompimento em adutora do Rio São Francisco provoca interrupção no abastecimento; Iguá orienta uso consciente da água armazenada
Ascom
13/09/2025  13h13 Energisa abre 20 vagas para Jovem Aprendiz para eletricista de redes
Selecionados terão curso no Senai e prática profissional na empresa; inscrições seguem até 21 de setembro no site da Energisa
BPRv/Reprodução
13/09/2025  11h49 Colisão lateral entre carro e moto deixa mulher ferida em Aracaju
Condutora da moto, sem habilitação, foi hospitalizada; veículos foram liberados no local
Emdagro/Reprodução
13/09/2025  11h38 Emdagro intensifica monitoramento da praga cochonilha-do-carmim no alto sertão
Inseto causa riscos à palma forrageira, base da alimentação animal e da economia da região
Freepik
13/09/2025  09h30 Bronzeamento natural: conheça riscos da exposição ao sol e cuidados
Dermatologistas explicam até que ponto o bronzeamento pela exposição solar é seguro, como proteger a pele e alternativas saudáveis

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado