Justiça obriga prefeitura a regularizar assentamento do Recanto da Paz | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça obriga prefeitura a regularizar assentamento do Recanto da Paz
Cerca de mil famílias aguardam infraestrutura na área desde 2005
Cotidiano 11/01/2012 10h07 |


 

A Justiça Federal concedeu liminar que obriga a Prefeitura de Aracaju e a União a iniciar o processo de assentamento das famílias da comunidade Recanto da Paz. O local, que conta com cerca de mil residências, foi cedido pela União ao município em 2005 sob o regime de aforamento gratuito, que visa o atendimento de famílias carentes. A ação que deu origem à liminar foi ajuizada pelo Ministério Público Federal em Sergipe no último mês de novembro.
 
De acordo com a liminar, concedida pelo juiz federal Edmilson Pimenta, a prefeitura da Capital deve começar imediatamente o cadastramento das famílias instaladas no local. O procurador da República Pablo Coutinho Barreto, que assina a ação junto com o procurador da República Rômulo Almeida, informa que o juiz atendeu a todos os requerimentos do MPF/SE, que incluem ainda o direito de indenização dos moradores do Recanto da Paz em caso de expansão do Aeroporto de Aracaju, a ampla divulgação da decisão judicial e a abstenção da Prefeitura e da União em impedir a regularização dos imóveis na área.
 
Ação - As regras do aforamento exigem que seja feita regularização fundiária a partir do fornecimento de serviços de infraestrutura e condições habitacionais, no prazo de um ano da data de assinatura do contrato. Ainda segundo as regras de aforamento, esses serviços devem ser concluídos no prazo de quatro anos. Porém, o contrato de cessão do Recanto da Paz foi celebrado em 2005 e ainda não existe sequer um projeto da Prefeitura de Aracaju para de implantação de um sistema de esgotamento sanitário.
 
No processo, a União também é ré, pois tinha responsabilidade pela implantação da regularização fundiária da comunidade. Cabia a ela o dever de fiscalizar e acompanhar o projeto de assentamento que deveria ter sido realizado.
 
Na ação judicial, o MPF/SE requereu que os termos do contrato de cessão – que prevê o projeto de assentamento – sejam cumpridos. Além disso, o projeto do assentamento deverá ter o seu licenciamento ambiental realizado junto ao órgão competente em um prazo de 90 dias. O pedido definitivo reitera que se a ampliação do aeroporto implicar a desapropriação do Recanto da Paz, os moradores deverão ser indenizados.
Mais Notícias de Cotidiano
Thiago Santos
10/09/2025  20h00 Governo abre chamamento público para ambulantes na Vila da Criança 2025
As inscrições terão início no dia 22; a Vila da Criança acontecerá de 3 a 26 de outubro, na Orla da Atalaia, em Aracaju
Reprodução/SSP
10/09/2025  17h32 Foragido do Rio de Janeiro por homicídio é preso em Sergipe
Operação uniu as polícias civis dos dois estados e culminou na prisão do suspeito
Redes Sociais/Reprodução
10/09/2025  17h16 Vídeo alerta para risco de afogamento na Praia dos Artistas, em Aracaju
Banco de areia e canal profundo preocupam frequentadores; Corpo de Bombeiros avaliará medidas de segurança
SSP/Ilustrativo
10/09/2025  17h04 Homem é preso após atacar síndico com faca em condomínio de Aracaju
Suspeito estava desorientado e foi contido por moradores antes da chegada da polícia
PMSE/Reprodução
10/09/2025  16h20 Casal é flagrado vendendo drogas em Itabaiana e volta para a prisão
Crack e dinheiro são apreendidos; suspeitos usavam buraco no muro para atender clientes

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado