Longa viagem: astrônomos rastreiam origem de novo cometa interestelar
Quando foi identificado, o cometa viajava a cerca de 57 km/s. Anteriormente, foram registrados dois objetos vindo de fora do Sistema Solar Cotidiano | Metrópoles 12/07/2025 15h00 |Detectado no primeiro dia de julho, o cometa 3I/ATLAS é o terceiro objeto conhecido vindo do espaço interestelar para o Sistema Solar. Diferente dos anteriores, porém, o novo corpo celeste parece ter se originado no disco espesso da Via Láctea.
A descoberta foi liderada pelo astrofísico Matthew Hopkins, da Universidade de Oxford, no Reino Unido. O estudo foi enviado recentemente à revista científica The Astrophysical Journal Letters para ser revisado por pares. Atualmente, o texto está disponível em pré-print no arXiv.
O local de origem do 3I/ATLAS é uma parte antiga e pouco explorada da galáxia. O disco espesso da Via Láctea é uma região mais alta e inflada ao redor do disco principal. Por lá, estão cerca de 10% das estrelas da galáxia, quase todas com mais de 10 bilhões de anos, indicando que o cometa pode ser mais antigo que o próprio Sistema Solar.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





