Mais de 600 estudantes de Aracaju vão desfilar na Barão de Maruim
Alunos de nove escolas da rede municipal serão acompanhados por cerca de 150 servidores durante as celebrações da Independência do Brasil. Cotidiano | Por Agência Aracaju 01/09/2025 15h37 - Atualizado em 01/09/2025 15h45 |Nesta segunda-feira (1º), o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou a Solenidade de Abertura da Semana da Pátria. O tema escolhido para as celebrações deste ano foi 'Educação que transforma: inclusiva, inovadora e sem fronteiras'. A cerimônia, que ocorreu na Praça Fausto Cardoso, contou com a presença do vice-governador, Zezinho Sobral, representantes das Forças Armadas e demais autoridades. Na ocasião, a secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, representou a prefeita Emília Corrêa.
O ponto alto da Semana da Pátria no Estado acontece no dia 7 de setembro, a partir das 7h, com o tradicional Desfile Cívico e Militar em comemoração à Independência do Brasil, na avenida Barão de Maruim, Centro de Aracaju. No turno da manhã, a secretária Edna Amorim estará presente na cerimônia de abertura. No bloco das 14h30, cerca de 600 alunos de nove escolas da rede pública de ensino de Aracaju irão desfilar em homenagem aos 203 anos de Independência do país. Eles são das escolas municipais de ensino fundamental Sabino Ribeiro, José Conrado de Araújo, Sérgio Francisco, Anísio Teixeira, Tancredo Neves, Costa Melo, Olga Benário, Oviêdo Teixeira e Juscelino Kubitschek.
Durante a apresentação, os estudantes estarão acompanhados de aproximadamente 150 servidores das escolas municipais e da Semed. O desfile da rede pública de Aracaju na festa da Independência terá início com o pelotão da secretaria. Integrantes vão ostentar bandeiras sinalizando os trabalhos feitos pela Semed nos níveis de ensino em que atua, Educação Infantil e Ensino Fundamental, e nas modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial.
As escolas municipais vão apresentar a seguinte estrutura de organização: cada uma, em apresentação individual, abrirá o próprio desfile com um estandarte identificando a unidade de ensino. Em seguida, vem o pelotão da bandeira, por meio do qual será exibida a bandeira de indicação da escola e mais três, a do Brasil, Sergipe e Aracaju. Logo depois, haverá o corpo coreógrafo e, após esse grupo, a banda marcial.
Para a secretária Edna Amorim, o Desfile Cívico e Militar realizado pelo governo é uma oportunidade de expressar o amor à pátria e despertar os alunos da rede municipal para a importância dos valores cívicos. “A Educação também é um pilar fundamental da cidadania e é imprescindível a nossa participação através dos nossos professores e estudantes. No desfile, vamos celebrar não só o marco significativo da história do país, como também a importância da união e coletividade para construir um futuro melhor. É uma ocasião para incentivar nos alunos a consciência de pertencimento à nação e o sentimento de identidade, além de estimular o conhecimento e valorização de símbolos nacionais”, destacou a secretária.





