Manifestantes fecham BR-235, em Nossa Senhora do Socorro | F5 News - Sergipe Atualizado

Reivindicação
Manifestantes fecham BR-235, em Nossa Senhora do Socorro
Comunidade cobra a volta do transporte para estudantes da rede pública estadual
Cotidiano | Por F5News 19/02/2024 07h28 - Atualizado em 19/02/2024 07h43 |


Na manhã desta segunda-feira (18) um grupo formado por estudantes e pais de alunos da rede pública estadual fecharam a BR-235, na altura do Povoado Oiteiros, em Nossa Senhora do Socorro, Sergipe, para reivindicar ao Governo do Estado a volta do transporte estudantil. O ato causou um engarrafamento de vários quilômetros na via que liga Aracaju a Itabaiana.

Os manifestantes criticaram a mudança feita pela Secretaria do Estado da Educação (Seduc), que retirou o transporte escolar para os povoados Oiteiros, Lavandeira, Bita e Quissamã, em Socorro. Agora, os estudantes devem pegar o transporte coletivo regular, utilizando gratuidade com o Cartão Mais. Contudo, essa mudança gerou insatisfação.

"O ônibus transita em quatro comunidades, sendo que já vem cheio, lotado de trabalhadores. Como é que os alunos vão entrar no ônibus da linha, sendo que não tem espaço? E os horários da linha não batem com os horários da escola. Queremos o transporte escolar como sempre teve", afirmou uma mãe de aluno, em entrevista à rádio Transamérica.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e, após conversar com os manifestantes, conseguiu a liberação da via. No entanto, a comunidade ainda aguarda a posição da Seduc. "Queremos chamar a atenção do Governo do Estado para o fato de que não queremos o Cartão Mais e sim o transporte escolar. Sabemos que tem pessoas que vão trabalhar. Se não resolver, voltaremos a fechar em outra ocasião", avisou outro manifestante.

Seduc
Em entrevista à Transamérica, o assessor de comunicação da Seduc, Alberto Jorge, informou que a Lei determina que o Estado forneça o transporte dos estudantes que moram a mais de 2 km de distância da escola. E que a secretaria não está negando esse direito, contudo, está apenas modificando a operacionalidade desse benefício. "É algo rigorosamente em conformidade com a Lei", assegurou.

"Para essa região, que os manifestantes estão, o transporte será feito através do passe livre. O aluno se cadastra no Aracaju Mais e o Estado paga 100% do transporte. É um procedimento feito por milhares de estudantes em Aracaju e em Socorro", defendeu Alberto Jorge. 

O assessor diz que a secretaria reconhece o problema de deficiência do transporte coletivo que atende essas comunidades e diz que se tem buscado uma solução. "É bom que se diga, que nessa região há uma deficiência. Tanto a Seduc reconhece que na semana passada, houve reuniões com o Setransp no sentido de incrementar novas linhas de ônibus para esse setor", assegurou Alberto Jorge.

Mais Notícias de Cotidiano
Número de trotes telefônicos recebidos no primeiro semestre de 2025 foi de 4.228 / Fotos: Ascom/SES
29/09/2025  08h50 SES reforça alerta contra trotes telefônicos que comprometem o atendimento
SSP
29/09/2025  08h49 PM prende homem por tentativa de feminicídio em Tobias Barreto
Prefeitura de Graccho Cardoso
29/09/2025  08h49 Moradores de Graccho Cardoso relatam ter sentido tremor de terra
Douglas Sena/F5 News
29/09/2025  06h00 Chuva isolada marca a previsão do tempo em Aracaju nesta segunda (29)
Sedurbs
28/09/2025  19h00 Rodovia João Bebe Água terá intervenção a partir desta segunda-feira (29)

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado