Médico lista 6 alimentos populares que ajudam a reduzir o risco de AVC
O AVC é a segunda maior causa de morte em todo o mundo. O neurocirurgião vascular Victor Hugo Espíndola explica os benefícios dos alimentos Cotidiano | Por Metrópoles 10/01/2026 08h00 |Condição que decorre da interrupção do fluxo sanguíneo para uma área do cérebro, o acidente vascular cerebral (AVC) ocasionou a morte de mais de 174 mil pessoas no período de 2019 a 2023. Conforme artigo publicado na Revista Brasileira de Implantologia e Ciências da Saúde, em março do ano passado, a maior parte dos óbitos está concentrada em indivíduos com mais de 50 anos, especialmente acima dos 80.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o neurocirurgião vascular Victor Hugo Espíndola menciona alguns alimentos com potencial de reduzir o risco de AVC. Ele cita os vegetais verdes-escuros, a exemplo do espinafre, couve e brócolis. O médico destaca sobre essas opções terem nitratos naturais, compostos que auxiliam na redução da pressão arterial.
Segundo o especialista em doenças cerebrovasculares, os vegetais verdes-escuros têm vitamina K na composição. Esse nutriente está associado à saúde vascular. Os alimentos também apresentam fibras, eficientes contribuir no controle do colesterol. “A redução da pressão arterial é, isoladamente, uma das medidas mais eficazes para prevenir o AVC”, pondera o neurocirurgião vascular.
Outros alimentos elencados pelo médico são as oleaginosas, em especial nozes, castanhas e amêndoas. Essas opções têm alto teor de magnésio, potássio e compostos anti-inflamatórios, além de gorduras boas mono e poli-insaturadas. “O consumo regular está associado a melhor perfil lipídico, menor inflamação sistêmica e redução do risco cardiovascular e cerebrovascular quando inserido em uma dieta equilibrada”, frisa.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
