Mesmo sem casos, Sergipe declara estado de emergência da Influenza Aviária
A doença já foi detectada em animais silvestres no vizinho estado da Bahia Cotidiano | Por F5 News 25/07/2023 18h15 |O Governo do Estado de Sergipe publicou no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (25), um decreto que dispõe sobre a declaração do "estado de emergência zoossanitária da influenza aviária de alta patogenicidade". A medida tem como objetivo instituir o Sistema de Monitoramento, Avisos e Ações para prevenir a ocorrência da doença no território estadual.
O decreto foi motivado pela Portaria nº 587, datada de 22 de maio de 2023, do Governo Federal, que já havia declarado emergência zoossanitária em todo o território nacional, devido ao risco representado pela influenza aviária de alta patogenicidade. Com essa ação, o Estado de Sergipe busca se alinhar às diretrizes federais, de modo a viabilizar uma ação coordenada para enfrentar o problema.
Segundo a nota enviada pelo Secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca Ramos, o monitoramento do estado de Sergipe será realizado com a permanente cooperação entre os municípios, representantes da iniciativa privada, órgãos estaduais ambientais e o próprio Estado.
O secretário também destacou que, até o momento, não foram registrados casos da doença em Sergipe. Entretanto, afirma que o estado vizinho da Bahia já enfrenta a presença da gripe aviária em animais silvestres, o que aumenta a preocupação e a necessidade de vigilância constante para evitar a disseminação da doença para outras regiões.





