Moradores fazem manifestação por moradia no bairro Santa Maria
Famílias questionam reintegração de posse no terreno onde fica a comunidade do Alto da Bela Vista Cotidiano | Por F5 News 31/10/2025 09h57 - Atualizado em 31/10/2025 10h48 |Moradores do loteamento Alto da Bela Vista, localizado no bairro Novo Paraíso, realizaram na manhã desta sexta-feira (31), uma manifestação reinvidicando a permanência das 86 famílias que residem no local, após notificação para reintegração de posse do terreno.
Os manifestantes fizeram um bloqueio com pneus queimados e empunharam faixas e cartazes na ponte que liga o conjunto Orlando Dantas ao Marivan, na Zona Sul da capital, além de reivindicar a permanência no local, os moradores pedem ajuda da Prefeitura de Aracaju.
Segundo Luciano Silva, representante dos manifestantes, a única solicitação é a permanência dos moradores no local.
“Em 2014 foi feita a notificação de reintegração de um terreno vizinho ao local onde a gente mora. Agora surgiu essa notificação para que a gente saia. A prefeitura teve aqui e das 86 famílias, só aprovou auxílio moradia pra 21 e nos deram 30 dias para sair. Como ficam essas famílias que têm 15 anos que moram aqui e já construíram uma vida?”, argumentou.
A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) de Aracaju divulgou nota informando que não há uma ação voltada à retirada dos moradores da ocupação Alto da Boa Vista, situada no bairro Santa Maria, por parte da Prefeitura de Aracaju. O que ocorre é um processo judicial movido pelo proprietário do terreno onde a ocupação está instalada.
A nota ainda detalha que a Semfas e a Prefeitura de Aracaju, acompanham de perto toda a situação, atuando de forma responsável e contínua com as famílias envolvidas, e realizando todas as etapas necessárias para garantir dignidade e direitos. Foi elaborado um plano de ação que inclui o levantamento das famílias, a análise do perfil socioeconômico, a realização de um diagnóstico da área e o encaminhamento ao Auxílio Moradia.
Auxílio Moradia
A Semfas destaca em nota que as famílias não haviam aderido ao benefício, mas recentemente aceitaram participar do cadastro e compareceram à Diretoria de Habitação para uma entrevista de aprofundamento do perfil social. Mais de 20 famílias já foram identificadas como aptas e estão sendo orientadas a buscar uma residência para locação. Outras famílias continuam em processo de análise para também serem inseridas.
 
 
               
               
               
               
              




 
                                     
            





 
                    
                     
                     
                
                     
                
                 
                
             
                
             
                         
                         
                         
                         
            